Agora: Comunidade Chimarreando Com: Rosana Dallagnol Agora: Comunidade Chimarreando Com: Rosana Dallagnol

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

UBS de Gaurama orienta sobre a prevenção das doenças de inverno

Data da Noticia 09/07/2019
Resfriado, gripe, amidalite, bronquite, sinusite, dentre outras, são mais comuns no frio.

Chegamos na estação mais fria do ano e com ela, algumas doenças se tornam mais comuns e aumenta a demanda por consultas, exames e medicamentos na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Gaurama. “Por entendermos que a prevenção das doenças é o melhor investimento, estamos fazendo uma campanha de orientação para a prevenção das doenças mais comuns de inverno. São medidas simples, que, se aplicadas corretamente, manterão a saúde da nossa população”, afirma a secretária de Saúde, Márcia Wosniak  Devens.

A médica Ana Paula Silveira de Oliveira, é uma das profissionais que atendem na UBS. Ela explica que nessa época as pessoas se concentram mais em locais fechados, tomam menos água, fazem menos exercícios físicos, a alimentação muda também, existe a falta de umidade do ar. “Essas mudanças de rotina, acabam deixando o nosso sistema imunológico mais frágil e, assim, o corpo fica propenso a contrair doenças. Estudos demonstram, e pelo aumento da nossa demanda aqui na UBS, posso afirmar que, a partir do momento que a temperatura começa a oscilar, as doenças respiratórias tornam-se mais frequentes e diminuem com o aumento da temperatura”, diz.

Por conta desse aumento de demanda, a médica diz que é preciso agir de forma preventiva e não focar apenas no tratamento. “Depois que os vírus e as bactérias já se encontram alojados no nosso organismo, temos que tratar, porém, há maneiras de evitar o adoecimento”, explica.

Seguem algumas dicas de prevenção:

- Mantenha o corpo hidratado. Beba cerca de dois litros de água ao dia e priorize sucos naturais ou água de coco no lugar de refrigerantes.;

-  Para evitar processos alérgicos, lave suas roupas de lã guardadas desde o inverno passado antes de utilizá-las assim como os cobertores, evite tapetes, cortinas e pelúcias que acumulem poeira;

- Evite varrer a casa, utilizando panos úmidos para a limpeza e controle o aparecimento de mofos;

- Lave sempre as mãos com água e sabão antes de comer. Na impossibilidade disso, passe álcool em gel antes das refeições;

-  Se os sintomas da gripe ou resfriado comum não passarem entre 24h e 48h, procure um médico para fazer a avaliação;

- Evite aglomerações e mantenha os ambientes arejados;

-  Não tome banho com água muito quente, pois pode causar ressecamento de pele. Use creme hidratante e protetor labial;

-  Cuidar sempre do contato e vacinação dos animais domésticos;

- Tenha uma vida saudável com boa alimentação e exercícios físicos;

- Faça a limpeza nasal com soro fisiológico. Essa atitude evita a proliferação de bactérias que evoluem para casos de sinusite e outras doenças respiratórias. No caso das crianças, faça a lavagem com o soro fisiológico e aspire com uma “perinha” (disponível em farmácias e supermercados), dessa maneira, evita-se os sintomas de congestão nasal. Aspirar a secreção proporciona à criança uma respiração melhor e ela conseguirá mamar e/ou, se alimentar.

 “Essas dicas, todas as pessoas podem colocar em prática e certamente farão grande diferença no combate às doenças de inverno. O indicado é procurar um médico entre as 24h e 48h após o surgimento dos sintomas da gripe ou resfriados, pois elas têm um ciclo e nem todos os casos, a utilização do antibiótico é necessária. Nesse caso, o médico poderá ser mais assertivo no diagnóstico”, finaliza Ana Paula.



Todas imagens
  • Autor: Comunica Gaurama
  • Imagens: Comunica Gaurama

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!