Programação Automática Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

UFFS participará da Frinape com palestras e atividades interativas

Data da Noticia 06/11/2018
Instituição levará ao evento temáticas como produção de biodiesel, adoção de tecnologias na agricultura e intervenções arquitetônicas na cidade de Erechim projetadas por acadêmicos, entre outras ações.

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim participará da Frinape 2018 com aquilo que sabe fazer de melhor: proporcionar conhecimento, seja no estande da Instituição ou nas palestras que realizará. As atividades estão sendo organizadas pelos acadêmicos, corpo docente e técnico administrativo, e vão perpassar as diversas áreas em que a Universidade atua por meio de seus cursos de Graduação e Pós-Graduação.

O estande da UFFS ficará no Salão da Inovação. Quem passar por lá, além de dialogar com alunos e servidores, poderá também interagir com diferentes projetos. Em um tablet, os visitantes poderão selecionar trabalhos do curso de Arquitetura e Urbanismo que estarão projetados na parede. Esses projetos tratam de situações específicas trabalhadas pelos acadêmicos e que versam exatamente sobre o município de Erechim. A comunidade poderá, assim, verificar como o curso da UFFS dialoga com a cidade.

A apresentação de métodos de produção de biodiesel utilizando gordura residuária como matéria-prima será outra atração fixa no estande, que terá também a demonstração de um sistema de remoção de corantes em efluentes. Já que o tema é inovação, a Universidade apresentará ainda materiais que utilizam resíduo de fundição na sua constituição, como areia em materiais cerâmicos e asfálticos.

Aliás, você já ouviu falar de uma caixa de areia interativa? A UFFS vai levar para a Frinape. Trata-se de um projeto que visa facilitar a compreensão de topografia, mudanças de relevo, movimentações de terra, cursos de água entre outros elementos relevantes para a compreensão de paisagens e terrenos. Conforme o visitante mexe na areia, luzes projetadas em cima da caixa auxiliam no entendimento e visualização dos relevos.

Além dessas atrações no estande, na sexta-feira (9), primeiro dia da feira, a UFFS promoverá quatro atividades no Palco Central. São elas:

14h - “O futuro de Erechim sob olhar dos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo”

15h - “Desafiando a estabilidade: a demonstração de execução de uma viga-vagão”

16h - “Palestra sobre produção de biodiesel a partir de resíduos industriais”, com prof. Clarissa Dalla Rosa

17h - “Palestra sobre a adoção de tecnologias pelos agricultores e o futuro das tecnologias na agricultura”, com prof. Gismael Francisco Perin.

Para finalizar, o diretor da UFFS – Campus Erechim, Anderson Ribeiro, participará, no dia 13, às 19h, do debate “Acesso ao Ensino Superior, em busca de uma educação emancipadora”, no 1º Fórum de Desenvolvimento, realizado pelo jornal Bom Dia. Participam do debate, também, Arnaldo Nogaro, reitor da URI, e Eduardo Predebon, diretor do IFRS – Campus Erechim.



Todas imagens
  • Autor: Ascom UFFS
  • Imagens: Divulgação/UFFS

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!