Agora: Show da Tarde Com: Laura Bohm Agora: Show da Tarde Com: Laura Bohm

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

UFFS publica edital de fomento à pesquisa em Agroecologia

Data da Noticia 25/07/2017
Serão ofertadas até 16 bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/UFFS) para pesquisas que envolvam experimentos agroecológicos

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) publicou, nesta terça-feira (25), um edital para fomento a pesquisas que envolvam experimentos produtivos em agroecologia. O objetivo do edital é promover o fortalecimento da pesquisa em Agroecologia, por meio da concessão de apoio financeiro aos pesquisadores da UFFS.

De acordo com o edital, serão ofertadas até 16 bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/UFFS), no valor de R$400 mensais, conforme tabela praticada pelo CNPq para categoria de Iniciação Científica ou Tecnológica. As propostas poderão, ainda, contar com recursos para insumos e equipamentos.

A submissão de propostas ao edital pode ser realizada até o dia 28 de agosto. Cada proponente poderá solicitar até uma cota de bolsa. As propostas devem ser protocolizadas em qualquer Serviço de Expedição e Protocolo (SEP) da UFFS.

Segundo o reitor em exercício da UFFS, Antônio Inácio Andrioli, esse edital, o primeiro direcionado a uma área específica do conhecimento, tem importância estratégica na UFFS. “A Agroecologia é um dos princípios norteadores da Universidade e é a ênfase dos nossos cursos de Agronomia. Para além disso, o fomento às práticas agroecológicas também foi um dos encaminhamentos das rodadas de debates que foram realizadas nos campi da Instituição sobre o uso de agrotóxicos nas áreas experimentais. É uma iniciativa que está integrada a um conjunto de outras ações que estão em andamento. Espero que possamos fazer isso com outras áreas em breve, como energias renováveis, saúde pública, cooperativismo, formação de professores, direitos humanos, etc.”, aponta.

Para Andrioli o foco é o fortalecimento da pesquisa em Agroecologia e do consumo de alimentos agroecológicos nos campi. “Nossa expectativa maior é em relação ao estímulo ao desenvolvimento de projetos de pesquisa integrando professores, técnicos e estudantes na produção de conhecimento através de experimentos produtivos nas áreas experimentais”, comenta.

Alinhadas a essa proposta do edital, outras tratativas estão em andamento. “Estamos trabalhando em um edital para realização de feiras orgânicas nos campi e para a criação de cooperativas de estudantes para comercialização de produtos agroecológicos para os nossos restaurantes universitários. A intenção é que os integrantes dos projetos selecionados ajudem a construir a própria estratégia de integração com as demais iniciativas em andamento”, explica o reitor.

A divulgação do resultado final está prevista para 12 de setembro. A expectativa é que seja realizado um evento para a apresentação das propostas selecionadas. O evento deve integrar as comemorações alusivas aos oito anos da UFFS.

Confira no Edital Nº 681/GR/UFFS/2017 os detalhes sobre a submissão e seleção das propostas.

Galeria de Imagens:



Todas imagens
  • Autor: Diretoria de Comunicação-UFFS
  • Imagens: Diretoria de Comunicação-UFFS

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!