Programação Automática Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

UFPel está entre as 60 melhores da América Latina e entre as 900 melhores do mundo

Data da Noticia 24/06/2019

A UFPel está entre as 60 melhores universidades da América Latina de acordo com a avaliação realizada pela revista britânica Times Higher Education (THE), que compara universidades dedicadas à pesquisa. Já na World University Rankings 2019 (CWUR) a UFPel está na posição 16 entre as 20 instituições brasileiras que aparecem na listagem das 1000 melhores do mundo. Apenas três universidades gaúchas integram a lista.

Ao comemorar a posição da Universidade nos rankings, em meio as atividades alusivas aos 50 anos da Instituição, o reitor Pedro Curi Hallal salienta a qualidade dos cursos de graduação e dos programas de pós-graduação e destaca o protagonismo da comunidade acadêmica que desenvolve um trabalho de qualidade nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. “Ficamos felizes com o resultado dos rankings que confirmam a qualidade do ensino público no Brasil, as universidades públicas são patrimônio da sociedade brasileira”, ressalta o reitor.

THE A listagem com as 150 melhores instituições de 12 países foi divulgada nesta terça-feira (18). De mais de 1200 universidades observadas pela THE, sete universidades do Rio Grande do Sul aparecem no ranking. A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) aparece em 11º lugar, a Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul (PUCRS) em 20º, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em 46º, a UFPel entre as posições 51 e 60, a Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos) entre as posições 61 e 70 e, por fim, a Universidade de Caxias do Sul (UCS) e a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) entre as posições 100 e 150. Do número 50 em diante as posições são indicadas por faixas de classificação.

A avaliação inclui ensino, pesquisa, internacionalização, inovação, número de citações e de pesquisas entre outros aspectos. Ao todo são 13 indicadores de desempenho para abranger de forma equilibrada as principais missões das instituições de ensino.

CWUR

O CWUR utiliza sete indicadores para classificar as 1000 melhores universidades do mundo que avaliam a qualidade da educação, o emprego de estudantes, a qualidade do ensino e da pesquisa realizada na instituição, a qualidade e a influência das publicações e o número de citações.

O Brasil compõe a lista com 20 Instituições de Ensino Superior. A UFPel ficou na posição 886 na avaliação mundial e na 16º analisando o ranking brasileiro. Do Rio Grande do Sul, apenas outras duas Universidades aparecem na lista, a UFRGS na posição 398 e a UFSM na posição 927.

Pró-Reitoria de Gestão da Informação e ComunicaçãoCoordenação de Comunicação Social da Universidade Federal de Pelotas/RS

 

Todas imagens
  • Autor: Pró-Reitoria de Gestão da Informação e C
  • Imagens: Divulgação/Internet

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!