Agora: Panorama Geral Com: Rosana Dallagnol Agora: Panorama Geral Com: Rosana Dallagnol

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

VII DANÇAPAE é realizado em Viadutos.

Data da Noticia 23/08/2018
Festival faz parte da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

A APAE Gaurama promoveu, na tarde desta quarta-feira (22/08), no Anfiteatro Municipal de Viadutos, o VII DANÇAPAE. O festival, que teve apresentações dos usuários da instituição e escolas de Gaurama, Viadutos e Marcelino Ramos, faz parte da programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Como nas edições anteriores, o evento teve excelente participação da comunidade.

Em entrevista à Rádio Cmunidade FM, na véspera do evento, a diretora da APAE de Gaurama, Ana Paula Raiher Zorzi, ressaltou que o objetivo da semana é a promoção de ações de inclusão social e de combate ao preconceito e à discriminação das pessoas com deficiência, além de despertar a sensibilização de governos e comunidade em relação às potencialidades da pessoa com deficiência e chamar a atenção para suas necessidades, visando à definição de políticas públicas para esse público. Destacou, ainda, que a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, um acontecimento celebrado há décadas, a partir deste ano está formalizada e regulamentada em lei, visto que em 26 de dezembro de 2017 foi sancionada a Lei 13.585 de que institui a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla nos dias 21 a 28 de agosto.

O tema elencado para trabalho neste ano é “Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas”. No Brasil, quando se fala de pessoas com deficiência intelectual, nos referimos a um universo de 2.612.000 brasileiros (Censo IBGE, 2010). Para atender demandas específicas desse grupo de pessoas, surgiu o Movimento Apaeano que está iniciando sua terceira idade no Brasil, com 63 anos de existência. Todo esse gigantesco movimento iniciou com a primeira Apae no Brasil que resultou do protagonismo das famílias das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, devido a ausência de Políticas Públicas para esses cidadãos.

O valor obtido de contribuições voluntárias no DANÇAPAE será destinado unicamente à manutenção das atividades da instituição.



Todas imagens
  • Autor: Comunidade FM / Com informações de Ana P
  • Imagens: Rafael Boller e Gerson Dickel / Comunida

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!