Agora: Voz do Brasil Com: Programação Automática Agora: Voz do Brasil Com: Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Vivendo na Itália-Por Yara Bergamo

Data da Noticia 13/08/2015
Colheita da uva

Bom dia a todos. A Itália está mandando um pouco do calor para o Brasil. O povo italiano está ainda com uma temperatura elevada de 40 graus de dia e 30 à noite. Nao é fácil. A curiosidade de hoje é que, na Itália, o dia 15 de agosto é muito esperado por todos, são as desejadas férias que chegam.

Esta data se chama Ferragosto e todos partem. A Itália praticamente pára nesta data, muitas lojas fecham e, nos grandes centros, se tem problema até para comprar alimentos, o pessoal se manda. Quem sofre são as pessoas idosas que às vezes não têm ninguém que lhe faça as compras do outro lado da cidade. Quem não pode fazer as férias antes deste período fará seguramente agora, nem que sejam 3 dias.

Depois do dia 15, tudo volta ao normal, com lojas e restaurantes funcionando normalmente. Em setembro, iniciará a colheita da uva, que devido ao forte calor, em boa parte já está madura e promete um bom vinho. Muitas pessoas que nao têm o parreiral compram 2.0000kg de uva e fazem o vinho em casa. É muito divertido colher uva.

O pessoal sai bem cedinho em comitiva, as vezes vai até 200km de distância, chegando ali, são distribuídos cestos, tesouras e luvas. Fica uma pessoa de cada lado da fileira do parreiral. Há quem conte velhas histórias, outros cantam, outros contam piadas e, no fim, o trabalho se torna um divertimento. Quando o cesto está cheio, passam os encarregados de esvaziá-los, jogando a uva em caixotes que depois serão pesados. Terminado o serviço, todos voltam pra casa para iniciar a produção do vinho.

Eu fiz esta experiência e gostei muito. Nesta vida precisamos aprender um pouco de tudo, vale a pena. Um bom dia a todos.

Sobre a autoraNatural de Viadutos RS, formada em Magistério, fez vários cursos de qualificação e tem espcialização em decoupage. É responsável pela cozinha do Restaurante Barachi da cidade de Mapello, província de Lombradia, na Itália, onde reside desde 1992. Nas horas de folga se dedica a obras sociais na sua cidade.

  •  


Todas imagens
  • Autor: Yara Bergamo
  • Imagens: Internet

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!