Agora: Pampa e Sertão Com: Laura Bohm Agora: Pampa e Sertão Com: Laura Bohm

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

''Pesque e solte.''

Data da Noticia 09/02/2017
Lazer e preservação ao alcance de todos

Se a maior paixão do brasileiro é o futebol, a pescaria com certeza é a segunda. Convenhamos, nada melhor que o contato com a natureza e ação de belas fisgadas para relaxar e nos afastar das preocupações cotidianas. Melhor ainda se os peixes capturados forem devolvidos ao ambiente, podendo crescer, garantir a continuidade da espécie e ainda divertir outros pescadores.

A origem da pesca esportiva remonta o século XVIII, na Inglaterra. Desde então, a modalidade tem crescido vertiginosamente, contando hoje com milhões de adeptos em todos os confins da Terra. Tal pesca pode ser realizada tanto em água doce ou salgada e com qualquer espécie que possa ser fisgada por anzol. A esportiva difere da comercial pelo fato de não visar a comercialização ou consumo do pescado, sendo este devolvido com vida ao seu habitát. Resumindo, o objetivo da pesca esportiva é a emoção de fisgar e exibir belos peixes.

Bem, no subtítulo da coluna eu disse que está ao alcance de todos a prática da modalidade, e está. Apesar das emissoras de TV e canais da Internet destacarem a pesca de grandes peixes e a utilização de equipamentos sofisticados e caros e iscas artificiais, isso não é a regra e sequer condiz com a realidade da maioria dos pescadores esportivos. O ''pesque e solte'' pode ser praticado com equipamentos simples, iscas naturais e fisgando os peixes nativos de cada região, independente do tamanho. Um lambari capturado e libertado já é pesca esportiva.

Há quem não apoie a atividade por pensar que o anzol provoca ferimentos na boca do peixe, prejudica a alimentação e, como consequência, leva à morte. Não é bem assim. Biólogos e especialistas em pesca garantem que o ferimento provocado pelo anzol não representa riscos para os peixes, já que os mesmos possuem baixa circulação sanguínea na boca e qualquer ferimento cicatriza rapidamente.

Agora, com informação, anzol e iscas, vamos à pescaria!

 

Gerson Dickel, nascido em 21/01/1997, em Viadutos, é locutor, repórter, redator e colunista da rádio Comunidade FM. Cursa graduação em Letras – Português e Espanhol pela FAEL (Faculdade Educacional da Lapa).



Todas imagens
  • Autor: Gerson Dickel
  • Imagens: Ilustrativa

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!