Agora: Raridades Com: Maicon Oliveira Agora: Raridades Com: Maicon Oliveira

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Associação Vêneta – Italiana Modesto e Nicola – Taliani Contenti faz sua XVII Festa Italiana

Data da Noticia 02/04/2015
Associação Vêneta – Italiana Modesto e Nicola – Taliani Contenti faz sua XVII Festa Italiana

A Associação Vêneta – Italiana Modesto e Nicola – Taliani Contenti de Viadutos realizou no dia 28 de março de 2015 sua XVII Festa Italiana. Como de costume os preparativos iniciaram-se nos meses anteriores e cada um dos sócios tem uma função na execução das atividades inerentes a organização da festa. Neste ano como de costume reuniu-se “amiccicia” gastronomia, insieme: manjare, sonare, cantare e balare.

                A festa superou as expectativas com a presença de aproximadamente 1.000 pessoas, sendo o destaque da festa o encontro dos corais na Igreja Matriz com a presença de 23 corais, mais o momento religioso onde ficou evidenciada a espiritualidade de nosso povo, somando-se ao jantar típico italiano com cardápio variado.

                A Associação ressalta que conseguiu fazer aflorar a cultura, motivo pelo qual se empenharam o ano todo. Foi uma noite inesquecível onde os corais que se apresentaram deram o melhor de si. Belíssimas vozes com diferentes acordes musicais comandados por maestros dedicados fizeram daquela noite um espetáculo maravilhoso encantando a todos os presentes que permaneceram no local por mais de 4 horas sem se ausentarem.

                Necessário se faz destacar o grupo dos Homens do Terço que fizeram do momento religioso algo emocionante, unindo a fé na religiosidade reverenciando sempre o nosso Deus como fonte de vida.

                Nossa Associação teve no ano de 2014 uma intensa agenda de apresentações que passaram de 50 nos mais diferentes lugares- seja no RS, SC, PR levando o canto, o filó e o humor. Participaram de encontros de famílias, casamentos, aniversários e até funerais, tivemos tristezas como a partida de nosso Maestro Evaristo Zonin e do parceiro Genuir Zonin, ambos partiram deixando um misto de saudade, mas também de alegria por terem compartilhado de suas vidas e somando conhecimentos adquiridos com ambos.

                Neste 2015, a Associação já iniciou suas atividades com apresentações for ado município e já se preparando para outras tantas em especial o “Filó” que farão no próximo mês de maio em Passo Fundo – RS no II Congresso Gaúcho de Família – promovido pelo Instituto Brasileiro de Família – UPF e URI. Para Idione Detofol, que isso tudo culmina com os objetivos da nossa associação que é o de levar a todos as nossas origens personificadas em nosso modo de ser e fazer levando os nossos cantares para todos que apreciam e participam do resgate e vivência de nossas raízes culturais.   

                A Associação agradece de coração a Rádio Comunidade que nos acompanhou ao vivo na divulgação e execução de todo o programa da XVII Festa Italiana, parceria constante de nossas entidades, o Município de Viadutos, Prefeito, vice, Secretários e funcionários. A FAINORS, o Agente Consular Idacir Pavan,  ao CTG Fogo de Chão – sempre presente mostrando nossa cultura gaúcha; a todos que trabalharam  na e para a festa, (cozinha – assadores – recepcionistas – limpeza, etc...) ao Conselho Paroquial, Padre Valdemar, Professor Almir Piovesan, aos apoiadores e patrocinadores, Lyons Clube Viadutos – a população de Gaurama que participou em massa, a Foto-Show do Márcio, pelo incansável trabalho fazendo a divulgação na internet com filmagens, fotos, etc..., as comunidades do interior, aos viadutenses que compareceram ao jantar colaborando com a sobrevivência do grupo, pois é desta festa que o grupo se mantém..., aos ex-viadutenses do PR e SC e até da Argentina que vieram especialmente para prestigiar, enfim; ao nosso grupo e a todos os coralistas o nosso muito obrigado.

O sucesso de qualquer evento depende sempre de trabalho, credibilidade e amizade! Tudo isso nós conquistamos.

                                              Grazie a tutti

Associação  Vêneta – Italiana Modesto e Nicola – Taliani Contenti



Todas imagens
  • Autor: Idione Isabel Detofol
  • Imagens: Edison Demarco

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!