Brasil deve produzir 10,5 milhões de toneladas de carne bovina em 2020, diz USDA.
Entre os fatores, estão aumento da produção, exportações recordes contínuas e fortalecimento do mercado doméstico.
O Brasil deve produzir 10,5 milhões de toneladas de carne bovina e 4,2 milhões de toneladas de carne suína em 2020, estima o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês). Se confirmados, os volumes representam, respectivamente alta de 3,4% e 4,5% ante o produzido no ano passado.
O USDA atribui o aumento da produção de proteína bovina à maior produtividade, exportações recordes contínuas e ao fortalecimento do mercado doméstico. Já a perspectiva de incremento na produção de carne suína reflete a forte e contínua exportação para a China, a maior demanda doméstica e estabilidade nos custos de alimentação animal.
De acordo com o departamento, a estimativa de crescimento de 2% para a economia brasileira e a expectativa de que as exportações brasileiras continuem firmes sustentam a projeção de aumento na produção de ambas as proteínas.
O órgão prevê também que o país exporte 2,53 milhões de toneladas de carne bovina neste ano, 10% a mais que o comercializado para o exterior em 2019, "impulsionado principalmente pela firme demanda de China e Hong Kong".
- Autor: Globo Rural
- Imagens: Ilustrativa