Agora: Voz do Brasil Com: Programação Automática Agora: Voz do Brasil Com: Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Brasil piora no ranking da corrupção da Transparência Internacional.

Data da Noticia 25/01/2017
Casos como o da Petrobras e da Odebrecht deixaram país na 79ª posição.

A ONG anticorrupção Transparência Internacional (TI) alertou nesta quarta-feira contra a "corrupção sistêmica" e a "desigualdade social" que geram um "contexto propício para os políticos populistas", e criticou o início de governo do presidente americano Donald Trump.

"Durante 2016 vimos que em todo o mundo a corrupção sistêmica e a desigualdade social se reforçam reciprocamente, e isso provoca decepção nas pessoas em relação à classe política", indica o comunicado da ONG com sede em Berlim após a divulgação de seu novo "Índice de Percepção da Corrupção 2016".

Desigualdade e corrupcão geram "um contexto propício para o surgimento de populismos", assegura a TI, que faz uma avaliação de 176 países. "Os casos de corrupção em grande escala, como os da Petrobras e Odebrecht no Brasil (...) mostram como a colusão entre empresas e políticos tira das economias nacionais milhares de milhões de dólares desviados para beneficiar alguns poucos às custas da maioria".

Como era de se esperar, os países nórdicos - Dinamarca e Nova Zelândia (empatados em primeiro lugar), Finlândia (3º), Suécia (4º), Noruega (6º) - ocupam os lugares mais altos na classificação. Nos últimos lugares, figuram países assolados por conflitos como Somália (176º e último lugar), Sudão do Sul (175º) e Siria (173º).

Na América Latina, o pior classificado é a Venezuela (166º), México é o de número 123, e os mais bem avaliados são o Uruguai (21º) e o Chile (24º).



Todas imagens
  • Autor: Correio do Povo
  • Imagens: Ilustrativa

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!