Programação Automática Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Cerveja feita de mandioca vira fonte de renda para agricultores do Maranhão.

Data da Noticia 03/02/2020
"Magnífica" é resultado do projeto da Ambev para valorizar a cultura do Estado e já gerou cerca de 3,6 mil empregos.

Uma cerveja feita de mandioca para valorizar a cultura do Maranhão. Esse é o conceito da Magnífica, produzida e vendida exclusivamente no Estado. Do plantio ao rótulo, a bebida, que faz parte do portfólio da Ambev, nasceu com o intuito de homenagear o maranhense e, por isso, viu na base da alimentação local, que é a farinha de mandioca, a oportunidade de criar uma marca e uma fonte de renda aos agricultores.

“Na hora que a gente usou a fécula de mandioca na cerveja, conseguimos um líquido refrescante, leve. Aliado a isso, a gente tentou trazer um impacto social para a região, um produto casado com a cultura que promove impacto socioeconômico, contribuindo com a renda dos pequenos produtores e agricultura familiar”, explica Vitor Monteiro, gerente de Agro Brasil da Ambev.

Bernarda Maria dos Santos é produtora de mandioca em 5 hectares, área que possibilita o cultivo de cerca de 70 toneladas por mês, das quais 60 toneladas vão para a produção de Magnífica e a outra parte destinada à produção de farinha puba, usada para alimentação.

“Antes, a gente cultivava mandioca e só utilizava para fazer farinha, mas não compensava, era muito trabalho e pouco dinheiro. A gente torce muito para que essa porta continue aberta. O contrato com a Ambev trouxe muitas melhorias para os agricultores e geração de emprego aqui na região”, diz Bernarda, que também é presidente da Associação de Agricultores de São Gonçalo e fornece mandioca para Ambev desde junho de 2019.



Todas imagens
  • Autor: Globo Rural
  • Imagens: Ilustrativa

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!