Agora: Preferência Musical Com: Agora: Preferência Musical Com:

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Colheita de grandes culturas e plantio de inverno geraram empregos, avalia Mapa.

Data da Noticia 06/08/2020
De acordo com dados do Caged, do Ministério da Economia, agropecuária teve saldo positivo de 36 mil empregos em junho e de 62 mil no primeiro semestre.

A colheita das grandes culturas e o início do plantio das safras de inverno impulsionaram a geração de empregos formais na agropecuária brasileira em junho. É a avaliação do Ministério da Agricultura (Mapa) a respeito dos números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pela Secretaria Especial de Trabalho e Previdência do Ministério da Economia. Em nota, o Mapa menciona soja, cana, café, algodão, laranja e grãos como trigo, aveia, centeio e cevada, como destaques.

“Ainda que atualmente as operações de colheita e plantio sejam em grande parte mecanizadas, mesmo assim, há necessidade de emprego adicional. Isso é comum em diversos produtos, entre os quais o café. O próximo levantamento ainda deve registrar situações semelhantes a esta registrada até junho”, analisa o coordenador geral de Avaliação de Políticas e Informação do Mapa, José Garcia Gasques.

Segundo o Caged, em junho, a agropecuária brasileira registrou um saldo positivo (contratações maiores do que demissões) de 36,8 mil postos de trabalho com carteira assinada. De janeiro a junho deste ano, o saldo foi positivo de 62,633 mil postos de trabalho com carteira assinada. No período, 437,99 mil pessoas foram admitidas e 375,666 mil tiveram seus contratos rescindidos.

Segundo Gasques, as lavouras temporárias e a pecuária representam 78% dos empregos na agropecuária brasileira. “Mas há um conjunto de atividades que embora empreguem número reduzido de pessoas, sua importância é crescente à medida que a agricultura se moderniza”, explica ele, de acordo com a nota do Ministério da Agricultura.



Todas imagens
  • Autor: Globo Rural
  • Imagens: Ilustrativa

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!