Programação Automática Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Com queda no valor da energia, inflação de outubro fica em 0,1%, diz IBGE.

Data da Noticia 07/11/2019

A inflação no Brasil apresentou o índice mais baixo para outubro desde 1998. A alta nos preços foi de 0,10% em relação a setembro, quando houve deflação de 0,04%. Em outubro do ano passado, a taxa foi de 0,45%.Os dados são do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado nesta quinta-feira pelo IBGE. No acumulado do ano, o índice registrou 2,6% e, nos últimos 12 meses, a inflação ficou em 2,54%. Em Porto Alegre e Região Metropolitana, a inflação ficou estável (-0,01). No ano na Capital gaúcha, o índice acumulado é de 2,42%.

No país, dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, três apresentaram deflação de setembro para outubro, com destaque para habitação (-0,61%). A queda de 3,22% no preço da energia foi o principal item que puxou a taxa para o baixo.

“Estava em vigor em setembro a bandeira tarifária vermelha patamar 1 e, em outubro, passou a vigorar a amarela, cujo acréscimo é menor. Além disso, houve redução nas tarifas residenciais de uma das concessionárias de São Paulo, vigente desde 23 de outubro, e em Brasília e em Goiânia, a partir de 22 de outubro”, esclareceu o gerente do IPCA, Pedro Kislanov.



Todas imagens
  • Autor: Correio do Povo
  • Imagens: Licia Rubinstein / Agência IBGE Notícia

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!