Agora: Canta Comunidade Com: Dirceu Lazzarotto e Antoninho Cadore Agora: Canta Comunidade Com: Dirceu Lazzarotto e Antoninho Cadore

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Entidades do Alto Uruguai se reúnem com Aneel para debater energia elétrica.

Data da Noticia 20/08/2020

Entidades que fazem parte do Fórum Regional em Defesa da Qualidade da Energia Elétrica participaram na terça-feira (18), de uma reunião, por videoconferência, com representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O encontro foi articulado pelo Sindicato Unificado dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Alto Uruguai (SUTRAF-AU), visando expor a problemática relacionada à falta de energia elétrica na região, que tem sido recorrente, além da demora no reestabelecimento do serviço, o que traz diversos prejuízos. Exemplo disso ocorreu no fim de junho deste ano, após a passagem de um vendaval, quando várias comunidades, principalmente do interior chegaram a ficar mais de uma semana sem luz.

Na reunião foi lembrado que no ano de 2011 um movimento envolvendo a agência reguladora, Procon e Ministério Público pressionou a concessionária RGE a apresentar um plano de ação com melhorias. No entanto, o Fórum entende que as medidas apresentadas na ocasião foram insuficientes diante da demanda defendida pelas entidades, tendo em vista que a falta de investimentos para proporcionar redes de energia elétrica de qualidade é um problema histórico, voltando à tona recentemente com a passagem do vendaval.

Na reunião de ontem ficou acordado com a Aneel que a agência fará um levantamento da situação. Além disso, o Fórum Regional agora aguarda o posicionamento por parte da concessionária, com a apresentação de um novo plano de ação, que deverá ser avaliado para saber se atende às demandas relacionadas aos pedidos de melhorias nas redes. O Fórum é composto por entidades como SUTRAF-AU, União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (UNICAFES), Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Sindicatos dos Metalúrgicos e da Alimentação, Cpers e Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Na última semana esse tema também foi pautado pelo Fórum Regional em Defesa da Energia Elétrica em conversa com o Ministério Público Estadual.

O coordenador geral do SUTRAF-AU, Douglas Cenci, pontua que a partir da reunião desta terça-feira é esperado que a Aneel possa contribuir para o comprometimento da concessionária no sentido de que ela realize os investimentos necessários para melhorar os serviços prestados. A expectativa leva em conta o fato de que, segundo ele, a Agência se mostrou sensível às demandas apresentadas, compreendeu o problema, se comprometendo a auxiliar.

Cenci destaca ainda que a solução do problema relacionado à energia elétrica é de extrema importância para diversos setores. Especificamente no caso da agricultura familiar, ele pontua que os agricultores têm um conjunto de atividades mecanizadas, dependendo do serviço para diferentes situações, desde alimentar os animais, guardar alimentos, ordenhar e resfriar o leite, entre outros. “Para isso, fazem altos investimentos em suas propriedades, dependendo de um serviço de qualidade no fornecimento da energia elétrica. Quando isso não ocorre, sofrem com altos prejuízos”, afirma.



Todas imagens
  • Autor: Sutraf
  • Imagens: EBC

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!