Agora: Show da Tarde Com: Laura Bohm Agora: Show da Tarde Com: Laura Bohm

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Governo suspende importação de café do Peru.

Data da Noticia 22/05/2015
Liberação de compras, publicada dia 30 de abril, vinha sendo criticada pelo setor cafeeiro.

O governo decidiu suspender a importação de café do Peru, informa, nesta quinta-feira (21/5) o Diário Oficial da União. A Resolução número 3 foi assinada pelo diretor do Departamento de Sanidade Vegetal do Ministério da Agricultura, Luis Rangel.

De acordo com o documento, a importação está suspensa até que a Organização Nacional de Proteção Fitossanitária do Peru (ONPF) apresente um plano de trabalho, que seja aprovado pela Defesa Sanitária brasileira.

“O Plano de Trabalho deverá conter informações sobre a produção, pragas presentes e tratamentos fitossanitários utilizados, bem como medidas de mitigação de risco de envio de pragas no comércio internacional de café”, informa a resolução.

A iniciativa do governo de liberar a importação foi tomada no fim de abril e provocou indignação entre as lideranças da cafeicultura. O Conselho Nacional do Café (CNC), por exemplo, classificou a medida como inaceitável. O CNC avaliou ainda que a liberação de importação sinalizava que o País não tinha oferta para honrar a demanda, o que seria extremamente danoso. Além disso, pressionaria as cotações do café, afetando a renda e a competitividade do produtor brasileiro.



Todas imagens
  • Autor: Globo Rural
  • Imagens: Internet

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!