Agora: Panorama Geral Com: Rosana Dallagnol Agora: Panorama Geral Com: Rosana Dallagnol

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Mais de 70% das propriedades rurais ainda não têm internet no Brasil.

Data da Noticia 27/02/2020
Falta de estrutura dificulta acesso de produtores a tecnologias, serviços de entregas em domicílio e até atendimentos de emergência.

Enquanto o mundo urbano espera a chegada da tecnologia 5G, a zona rural ainda precisa lidar com a falta de sinal. Dos 5,07 milhões de estabelecimentos rurais no Brasil, 71,8% não têm acesso à internet, segundo dados do último Censo Agropecuário do IBGE, de 2017.

Para Silvia Massruhá, chefe-geral da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Informática, é preciso mudar esse cenário. “A tecnologia da informação se torna imprescindível para trazer transparência para a cadeia produtiva, o que inclui a agricultura de precisão e a conectividade de máquinas”, diz.

Algumas empresas do setor produtivo se uniram no ano passado e criaram o ConectarAgro, iniciativa que tem o objetivo de levar a tecnologia 4G ao campo. A ação é composta por AGCO, Bayer, CNH Industrial, Jacto, Nokia, Solinftec, TIM e Trimble. A meta das companhias é espalhar a tecnologia para mais de 5 milhões de hectares no Brasil.

 



Todas imagens
  • Autor: Globo Rural
  • Imagens: Ilustrativa

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!