Programação Automática Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

PIB cresce 0,6% no terceiro trimestre, aponta IBGE.

Data da Noticia 03/12/2019
Na comparação com o terceiro trimestre de 2018, a alta foi de 1,2%.

O Produto Interno Bruto (PIB) nacional aumentou 0,6% no terceiro trimestre deste ano, na comparação com o trimestre anterior, de acordo com o Sistema de Contas Nacionais Trimestrais divulgado nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O PIB do período totalizou R$ 1,84 trilhão.

Na série histórica, no entanto, a taxa ainda está 3,6% abaixo do pico da série, atingido no primeiro trimestre de 2014. A agropecuária apresentou a maior expansão (1,3%), mas o maior impacto no PIB vem dos serviços, pelo maior peso, com avanço de 0,4%. Já a indústria cresceu 0,8%. 

Na comparação com o terceiro trimestre do ano passado, o aumento foi de 1,2%, a décima primeira alta consecutiva nesta base de comparação. No acumulado do ano, o crescimento foi de 1%. 

A taxa de investimento no terceiro trimestre foi de 16,3% do PIB, a mesma que foi observada no mesmo período do ano anterior. Já a taxa de poupança foi de 13,5%.

O crescimento da indústria se deve à expansão de 12% no setor extrativo, puxado pelo crescimento da extração de petróleo, e de 1,3% na construção. Já a atividade de eletricidade e gás, água, esgoto e gestão de resíduos recuou 0,9%, enquanto a indústria de transformação caiu 1%.



Todas imagens
  • Autor: Correio do Povo
  • Imagens: Ilustrativa

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!