Agora: Disparada Com: Maicon Oliveira Agora: Disparada Com: Maicon Oliveira

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Ponte de Laguna: A maior ponte de Santa Catarina é um gigante com nome de guerreira.

Data da Noticia 11/07/2015
A ponte de Laguna recebeu o nome de Ponte Anita Garibaldi, são cerca de 2.800 metros de extensão, chegaram a trabalhar 1.700 funcionários no pico de atuação.

Segundo o departamento de engenharia do DNIT, a ponte de 2.815 metros foi construída entre um espaço maior sobre a lagoa de Imaruí e avança em uma curva para que motoristas possam trafegar a uma velocidade média de 100 km/h. Diferente da velocidade média atual que fica em torno de 80 km/h, o que contribui ainda mais para evitar os constantes congestionamentos, sendo que esta é a única ponte no mundo estaiada em curva com mastros centrais, cujos estais também são centrais no eixo da obra.

A ponte Anita Garibaldi será a segunda maior ponte estaiada em funcionamento no Brasil, perdendo apenas para a ponte que passa sobre o Rio Negro, no Amazonas.

Com a duplicação da BR-101, a expectativa é zerar as filas na região. As obras da ponte de Laguna começaram em 2012 com um orçamento de R$ 597 milhões. Hoje se estima um investimento total em torno de R$ 700 milhões na construção.

De acordo com o DNIT, cerca de 30 mil carros passam diariamente pelo local e, conforme uma estimativa da Polícia Rodoviária Federal, durante a temporada o número de veículos chega a triplicar. Na alta temporada, o trecho entre a ponte e o morro do Formigão, em Tubarão, chega a registrar filas de até 20 quilômetros.

Outra obra que também promete contribuir com o fluxo na BR-101 é a do túnel do Formigão,  com 530 metros de extensão, também finalizado e deverá ser entregue à população junto com a Ponte Anita Garibaldi.

É verdade. A ponte esta terminada e em poucos dias será inaugurada, até dia 30 de Julho!



Todas imagens
  • Autor: Edson Ribeiro/Viva a Bela SC
  • Imagens: Edson Ribeiro/Viva a Bela SC

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!