Agora: Raridades Com: Maicon Oliveira Agora: Raridades Com: Maicon Oliveira

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Projeto Laranja do Futuro confraterniza com parceiros na AABB de Marcelino Ramos.

Data da Noticia 07/12/2018
A confraternização aconteceu ontem (05), na sede da AABB em Marcelino Ramos e reuniu agricultores familiares produtores, transportadores, trabalhadores na colheita, indústrias, cooperativas, sindicato, entidades e poder público municipal. Ao todo for

O Projeto Laranja do Futuro, parceria entre agricultores familiares produtores de laranja, cooperativas, indústrias, sindicatos, entidades, municípios, transportadores e equipes de colheita, teve início em 27 de abril de 2016, com o objetivo de fomentar e expandir o cultivo de laranjas, com garantia de compra a preços justos.

O cultivo da laranja na região Alto Uruguai, além de gerar emprego e renda, produz frutos de excelente qualidade, com baixo uso de produtos químicos. Essas condições despertaram interesse da Bio Citrus, indústria de processamento de Montenegro que fornece suco concentrado ao mercado nacional e óleo essencial para indústria de cosméticos, em especial para a suíça Firmenisch.

A garantia de venda da produção com preço mínimo estabelecido pelo governo federal e pagamento a vista, tem incentivado e aumentado a cada ano a área plantada e a produção de laranja na região. Os números indicam esta tendência, pois em 2016 foram 1.200 toneladas, em 2017 - 3.800 tonelada e em 2018 - 11.500 toneladas, comercializadas pela Cecafes.

Toda a cadeia está sendo aquecida, pois além dos produtores, sugiram emprego para equipes de colheita, transportadores e retorno de ICMS aos municípios que fazem parte do projeto.

Esta parceria e o envolvimento de todos participantes é garantia de continuidade por muitos anos, com isso a cadeia da laranja tem muito a crescer e gerar desenvolvimento, renda e emprego em especial na agricultura familiar.

Participaram da confraternização da Cocel: Juliano Zuanazi – Prefeito Municipal de Marcelino Ramos, Roberto Balen – Cecafes; Paulo Roque Kunrath Coordenador de projetos e comprador de matéria prima da Bio Citros; André Tabanez gerente na área de sustentabilidade da Firmenich para América latina; Jair Oldoni – Cocel Marcelino Ramos; Gilberto Tonello Gerente Regional da Emater; Celoni Chapuis – Coordenadora do Sutraf – Marcelino Ramos; representantes das seguintes entidades/empresas: Sicredi, Cresol, Associação Marcelinense de Citricultores, Transportadores, Emater, Olfar, equipes de trabalhadores na colheita e vereadores e secretários locais.



Todas imagens
  • Autor: Edison Demarco - Comunidade FM
  • Imagens: Rafael Boller - Comunidade FM

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!