Agora: Canta Comunidade Com: Dirceu Lazzarotto e Antoninho Cadore Agora: Canta Comunidade Com: Dirceu Lazzarotto e Antoninho Cadore

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Satélite brasileiro permitirá cobertura de internet em todo País, diz presidente da Telebras.

Data da Noticia 08/05/2017
Equipamento geoestacionário de uso civil e militar foi lançado na última quinta.

O Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), primeiro equipamento geoestacionário brasileiro de uso civil e militar, que foi lançado na última quinta-feira, no Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa, representa um passo inédito na história do Brasil. De acordo com o presidente da Telebras, Antonio Loss, o equipamento permitirá cobertura de internet em todo o território nacional, "promovendo liberdade, igualdade e a democratização do sistema digital". A expectativa é de que em setembro deste ano o equipamento esteja em funcionamento.

O uso do satélite será civil e militar. De um lado, utilizando a banda Ka (civil), o equipamento possibilitará acesso à conexão em banda larga a todos os locais do país, sem exceções. De outro, a partir da banda X (militar), será possível tramitar informações que envolvem a área de defesa e governamental. O equipamento possui 5,8 toneladas, conta com 5 metros de altura e ficará posicionado a uma distância de 36 mil quilômetros da superfície da Terra, cobrindo todo o território brasileiro e o Oceano Atlântico. Ele tem capacidade de operação por até 18 anos. O investimento feito foi de R$ 2,7 bilhões.



Todas imagens
  • Autor: Correio do Povo
  • Imagens: Jody Amiet / AFP

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!