Agora: Panorama Geral Com: Rosana Dallagnol Agora: Panorama Geral Com: Rosana Dallagnol

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Variedade da cana-de-açúcar produz ácido que atua como pesticida natural, diz pesquisa.

Data da Noticia 31/03/2020
Constatação foi feita em estudo desenvolvido pela Embrapa em parceria com instituições brasileiras e internacionais.

Um estudo feito pela Embrapa em parceria com instituições brasileiras e internacionais mostrou que uma variedade de cana do complexo Saccharum produz ácido clorogênico quando exposta ao ataque da broca-da-cana-de-açúcar. A substância, considerada um biopesticida natural, atua contra essa mariposa agressora, que é a principal praga da cultura no Brasil.

A variedade de cana-de-açúcar foi desenvolvida pelo Centro de Tecnologia Canavieira (CTC). Esse biopesticida natural também tem efeito nocivo contra pragas de outras culturas, como milho, café e tomate, afetando o desenvolvimento das pragas e neutralizando os impactos nas lavouras.

No estudo, a substância também foi adicionada na dieta da mariposa ainda em fase de lagarta. O resultado foi um desenvolvimento mais rápido na sua fase de pupa, porém, com deformação das asas na fase de mariposa.

Os pesquisadores garantem que o ácido clorogênico pode ser considerado um biopesticida natural com a função de desenvolver variedades da cana-de-açúcar mais resistentes à praga broca-da-cana.



Todas imagens
  • Autor: Globo Rural
  • Imagens: Ilustrativa

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!