Agora: Panorama Geral Com: Rosana Dallagnol Agora: Panorama Geral Com: Rosana Dallagnol

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Chuva de meteoros Perseidas terá pico nos dias 11 e 12 e poderá ser vista no Brasil

Data da Noticia 10/08/2021
Pico da chuva dos meteoros Perseidas acontece nos dias 11 e 12 de agosto.

Para quem gosta de astronomia, essa é uma daquelas semanas para observar o céu. Nos dias 11 e 12 de agosto, ou seja, nesta quarta e quinta, acontece o pico da chuva dos meteoros Perseidas. 

O fenômeno ocorre anualmente, de meados de julho até o final de agosto, e acontece a medida em que a Terra cruza a trilha de destroços do cometa Swift-Tuttle. A maioria desses meteoros é de grãos de poeira do tamanho de uma ervilha, que criam "estrelas cadentes" quando queimam na atmosfera da Terra.

Este ano, o espetáculo vai favorecer sobretudo os observadores do Hemisfério Norte. O ápice da atividade acontece na madrugada do dia 12 de agosto. A Nasa vai fazer uma transmissão online das Perseidas na noite do evento. 

O calendário astronômico de agosto não para por aqui. No dia 19, segundo a Nasa, será o melhor dia para observar Júpiter e Saturno e no dia 22 ocorre a "Lua Azul".

Normalmente, essa denominação é dada à segunda lua cheia registrada em um mesmo mês. Mas de acordo com a Nasa, um outro conceito antigo é o de chamar a lua de "Lua Azul" quando ela é a terceira das quatro luas cheias em uma temporada — o tempo entre um solstício e um equinócio. Isso, porém, não quer dizer que ela vai ter uma coloração diferenciada.



Todas imagens
  • Autor: UOL
  • Imagens: Ilustrativa

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!