Programação Automática Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Grupo de Estudos Olímpicos da URI faz parte, agora, de uma rede global

Data da Noticia 25/06/2025

O Grupo de Estudos Olímpicos da URI Erechim é reconhecido pelo Centro de Estudos Olímpicos do Comitê Olímpico Internacional (COI) como membro da rede global de Centros de Estudos e Pesquisas Olímpicos. A notícia foi compartilhada na segunda-feira, 23, nas comemorações do Dia Olímpico, durante a sessão especial do Grupo de Estudos Olímpicos do Câmpus, que teve lugar no Anfiteatro.

A sessão contou com a presença da Pró-Reitora de Ensino da URI, Edite Maria Sudbrack; do Diretor Acadêmico Adilson Luís Stankiewicz; do Coordenador do Curso de Educação Física, Flávio Zambonato; do Diretor da Escola Básica, Edenir Serafini; e dos representantes do Corpo de Bombeiros Militar de Erechim, 1º Sargento Cristiano Zanini Fava e o Sargento Felipe Zucchi Menosso.  

A Pró-Reitora ressaltou a importância das parcerias desenvolvidas pelo grupo de estudos, destacando que “a URI, o Corpo de Bombeiros e a Unimed atuam como anéis olímpicos, simbolizando a união em prol da vida”.

Já o Diretor Acadêmico destacou: “Essa conquista não apenas reforça nosso compromisso com a excelência na pesquisa e no ensino, mas também nos posiciona como uma referência internacional na promoção dos valores olímpicos e na disseminação do conhecimento sobre o esporte em sua essência”.

O Coordenador do Curso e o Diretor da Escola ressaltaram a parceria entre a Escola e o Curso de Educação Física na criação e desenvolvimento de atividades que vão ao encontro da disseminação do Olimpismo e dos Valores Olímpicos que são o Respeito, a Amizade e a Excelência.

O 1º sargento Cristiano Zanini Fava e o Sargento Felipe Zucchi Menosso, do Corpo de Bombeiros Militar de Erechim, agradeceram a parceria com o Curso de Educação Física, ressaltando a importância do mesmo para os componentes da corporação no que tange a saúde física e mental.

O encontro contou com a presença, ainda, de representantes da Unimed: o médico Cezar Augusto Detoni, Diretor de Educação; o Supervisor da Medicina Preventiva, Felipe Bolis; e a CEO do Hospital, Alessandra Sonda.

Presentes, também, os professores Adriane Carla Vanni e Mari Sbardelotto, do Curso de Educação Física; Larissa Tressi, da Escola Básica, e Jorge Marinho, do Comitê Institucional de Avaliação de Projetos de Pesquisa (CIAP), que informaram sobre o andamento dos Projetos de Pesquisas envolvendo a parceria entre a URI e a Unimed.

O encontro foi prestigiado, ainda, pelos estudantes da Escola Básica: Vicente Vogel Comerlato, Betina Fhynbeen Malacarne, Sofia Simionato, Leticia Monauar Rodrigues, Valentina Piccoli Maronesi, Francisco Zoti Pavoni, Igor Pockszevnicki, Othávio Augusto Brusamarello, Rayanne Borba Schuwanke e Maria Eduarda Mondadori de Oliveira, assim como pelos acadêmicos do Curso de Educação Física, Eduardo Smiderle Tomkiel, do Projeto de Extensão com o Corpo de Bombeiros, e Kauã Patrick Pizzatto. Todos eles relataram suas atividades no Grupo de Estudos, quer seja como monitores, voluntários, colaboradores e bolsistas.

A atividade iniciou com uma apresentação de Dança com alunas da Escola de Educação Básica da URI Erechim, com a coreografia da Profa. Larissa Tressi.

Na sequência, o Professor José Luis “Nino” Dalla Costa apresentou a comunicação recebida da Gerente Sênior de Relações Acadêmicas do Centro de Estudos Olímpicos, de Lausanne, na Suíça, Nuria Puig: “Temos o prazer de confirmar que, com base nos documentos recebidos recentemente, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física/Estudos Olímpicos (GEPEF/EO) da URI Erechim atende aos critérios de reconhecimento pelo COI como um dos Centros de Estudos e Pesquisa Olímpicos acadêmico ativamente engajado em estudos olímpicos e é aceito na rede que conta, agora, com 81 centros, localizados em 29 países”. 

O Prof. Nino apresentou também o conjunto de pôsteres enviados pelo COI com a citação de Coubertin: “Não consegui realizar até o fim o que eu queria aperfeiçoar. Acredito que um centro de estudos olímpicos ajudaria à preservação e ao progresso do meu trabalho mais do que qualquer outra coisa”.

Para o Professor, “um Centro Acadêmico de Estudos e Pesquisa Olímpica é uma iniciativa fundamental, enraizada nas universidades, que se torna possível graças à valiosa contribuição de professores, pesquisadores e estudantes dedicados. Essa proposta não se limita apenas à pesquisa, mas tem como missão primordial criar e disseminar o conhecimento olímpico de maneira abrangente e acessível. Ao unir a academia e a paixão pelo esporte, esses centros desempenham um papel crucial na formação de profissionais capacitados e na promoção dos valores olímpicos na sociedade”.

As ações do Programa de Educação Olímpica da URI Erechim e do GEPEF/EO são desenvolvidas por Professores e Acadêmicos do Curso de Educação Física (Bacharelado e Licenciatura) e Professores e Estudantes da Escola de Educação Básica do Câmpus.



Todas imagens
  • Autor: Ascom URI
  • Imagens: Ascom URI

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!