Agora: Expresso Bandas Com: Agora: Expresso Bandas Com:

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Ação contra os borrachudos tem resultado positivo em Gaurama

Data da Noticia 20/01/2020
Moradores das comunidades do interior afirmam a redução do inseto.

Os borrachudos são pequenos insetos, com tamanho de 1 a 4 milímetros, que se criam em águas em movimento. Suas picadas podem causar desconforto, alergias e transmitir doenças. São desconfortáveis e aparecem muito no verão.

Para conter os insetos, a Secretaria Municipal de Gaurama, através da vigilância em saúde do município possui o Plano de Prevenção e Controle Integrado de Pragas de Interesse Médico que contempla muitas ações contra o aparecimento pragas, como a questão dos borrachudos por exemplo.

Os moradores das comunidades de Linha 4, Vila Jardim, São Pedro, Alto Caçador, Linha 5, Balisa, São Marcos e Linha 8, receberam todo o treinamento necessário para o manuseio dos produtos e como aplica-los. Para saber as quantidades corretas de produto a ser aplicado, existe no rio da Vila Jardim uma calha, que foi construída para ter uma medição. A partir desse resultado, as orientações são repassadas aos moradores.

O produto não interfere nos peixes, e na qualidade da água. Ele esteriliza as fêmeas e, com a impossibilidade de colocar ovos, diminui significativamente a aparição dos insetos.

A ação de combate aos borrachudos iniciou em setembro. Os ciclos de aplicação dos produtos iniciaram de 15 em 15 dias.  Depois de três aplicações teve um intervalo de 30 dias e começou o ciclo novamente. Neste mês tem mais uma aplicação e a ação vai se repetindo até o fim do verão.

Em depoimentos à equipe da Vigilância, esse ano teve uma redução significativa no aparecimento dos insetos, comprovando a efetividade da ação.



Todas imagens
  • Autor: Ass. de imprensa de Gaurama
  • Imagens: Ass. de imprensa de Gaurama

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!