Programação Automática Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Agricultores familiares se reúnem no 4º Congresso da Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul

Data da Noticia 07/06/2024
Evento contou com cerca de 500 participantes e firmou a importância da categoria

Nos dias 5 e 6 de junho cerca de 500 pessoas entre agricultores, sociedade civil, pesquisadores, alunos e autoridades estiveram presentes no 4º Congresso da Agricultura Familiar. O evento aconteceu na cidade de Erechim-RS e teve como objetivo avaliar a atuação da federação e o contexto atual da categoria a fim de definir ações para melhoria das condições de vida e trabalho da agricultura familiar gaúcha. Além disso, foi realizada a eleição e posse da Direção Geral, Direção Executiva e Conselho Fiscal.

O evento iniciou com dois painéis que serviram de base para as discussões que seguiram durante todo o congresso. O primeiro deles contou com a presença do Coordenador de Relações Internacionais da CUT-Brasil, Quintino Severo, do pesquisador Ladislau Dowbor (PUC-SP) e do Coordenador da FETRAF-RS Douglas Cenci e tratou sobre o contexto estadual, nacional e internacional para a categoria. O segundo tema tratado foi as perspectivas e tendências para agricultura familiar e sua organização. O painel foi ministrado pelos pesquisadores Sergio Schneider (UFRGS), Cátia Grisa (UFRGS) e Valdemar Arl (ICAF-SC) e pelo Coordenador de Relações Internacional, Formação e Organização Sindica da CONTRAF-BRASIL Marcos Rochinski.

A noite foi marcada pela celebração de 10 anos da FETRAF-RS. O aniversário marca a data da estadualização da entidade que antes era representada pela FETRAF-SUL, composta pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.  Porém, muito antes disso, por volta da década de 80 a luta da agricultura familiar e a busca por um novo sindicalismo fez surgiu o Departamento Rural da CUT e posteriormente, em 2001 a FETRAF-SUL.

O momento de celebração contou com diversos parceiros e autoridades que fazem parte da história da FETRAF-RS bem como um momento de homenagem àqueles que ajudaram a construir todas essas décadas de história. Finalizando a comemoração, os participantes puderam compartilhar histórias e momentos vividos ao longo dessa trajetória em um baile festivo embalado pelo grupo Chiquito e Bordoneio.

O segundo dia de congresso instigou os participantes a se aprofundarem ainda mais no documento base. O caderno conta com as resoluções tiradas de todo o processo feito anteriormente ao congresso junto a universidades públicas e pesquisadores que tornaram o debate mais amplo e rico. Nas oficinas, cada grupo, acompanhado do docente responsável, pode debater e discutir cada eixo de trabalho sugerindo mudanças no documento originalmente apresentado a fim de que fosse finalizado da forma mais representativa possível.

Para o Coordenador da FETRAF-RS, Douglas Cenci, “O 4º congresso é parte de um amplo processo de construção e elaboração que a federação instituiu a cerca de dois anos com a contribuição de cinco universidades públicas brasileiras, o qual percorreu os municípios da base da federação dialogando com os agricultores acerca de como a categoria deve se organizar e quais ações devem ser realizadas afim de construir alternativas de sobrevivência, ampliando a produção de alimentos, cuidando o ambiente onde vive e construindo melhores condições de vida.”

O documento com as resoluções discutidas tem cinco eixos de atuação, Perfis e diversidades na agricultura familiar; Organização da agricultura familiar; Organização socioeconômica; Mercados agroalimentares e Políticas Púbicas para a agricultura familiar. O documento, que será finalizado com as contribuições tiradas no congresso, compõe o processo de elaboração do novo Projeto estratégico de Desenvolvimento Solidário e Sustentável da Agricultura Familiar.

Por fim, a eleição e posse da diretoria, que ficará a frente da federação pelos próximos três anos, foi realizada finalizando os trabalhos do 4º Congresso da Agricultura Familiar. A nova diretoria tem como Coordenador Geral do Sr. Douglas Cenci que foi reconduzido ao cargo pela segunda vez. Para Douglas, “O congresso superou nossas expectativas, recebemos inúmeros relatos positivos e creio que os agricultores saíram motivados para seguir se organizando e lutando por dias melhores.”

O congresso foi um importante momento para demonstrar a força e a importância da agricultura familiar. A categoria no estado vem sofrendo há um longo período com constantes estiagens e esse ano, também, com enchentes de grandes proporções e precisa urgentemente de medidas que auxiliem na retomada da capacidade produtiva.

A FETRAF-RS reafirma o compromisso de lutar pelos agricultores e agricultoras frente aos governos federal e estadual na busca de políticas públicas que demonstrem e transpareçam a importância da categoria. A agricultura familiar é muito importante para a segurança alimentar e nutricional do país, fornecendo grande parte dos alimentos que chegam à mesa da população brasileira.

Além disso, em vista dos fenômenos ambientais que vem ocorrendo nos últimos anos a transição para modelos de produção que não agridam o meio ambiente se mostra cada vez mais necessária. A produção sustentável e a conexão com terra que é marca da agricultura familiar, coloca a categoria como uma importante ferramenta frente ao agronegócio e seus métodos produtivos que vão na contramão da tendência mundial de buscar alternativas aos efeitos climáticos.

“Temos grandes desafios pela frente, mas com muito dialogo, transparência e pró-atividade a nova coordenação tem todas as condições necessárias para fazer um bom trabalho e cumprir com a missão da federação que é de representar uma das categorias mais importantes do nosso país. Agradecemos a todos que ajudaram a construir o congresso, ele é fruto da construção coletiva. ” completa Cenci.

A direção a FETRAF-RS passa a ser composta pelos seguintes membros:

DIREÇÃO EXECUTIVA

Coordenação Geral:

Douglas Cenci

Coordenação de Finanças:

Vilson José Alba

Coordenação da Secretaria Geral:

Luiz Carlos Scapinelli

Coordenação de Juventude:

André Junior Salles

Coord. da Mulher Agricultora Familiar:

Cleonice Fabiana Back

Coordenação de Formação:

Felipe Toniolo

 

MEMBROS EFETIVOS

Alcemir Bagnara

Elaine Collet

Ivete Ulrich

Marialva Oliva Lunkes

Renato Stasinski

Venice Meazza de Camargo

 

CONSELHO FISCAL

Efetivos

Ivandro Magnabosco

Leila Pilger Hermes

Tadeu Perciuncula

Suplentes

Martinha Candaten

Merli Weege da Cruz

Rosilene Fátima Tiburski Scoppel

 



Todas imagens
  • Autor: Fetraf/RS
  • Imagens: FETRAF/RS

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!