Programação Automática Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Alunos do Ensino Médio de Escola de Gaurama vivenciam experiência de júri simulado

Data da Noticia 17/07/2023
O júri simulado foi realizado pelo Curso de Direito da URI Erechim, com os alunos dos primeiros, segundos e terceiros anos da Escola de Gaurama Libano Alves de Oliveira

Alunos do Ensino Médio da Escola Estadual de Gaurama vivenciaram um momento inédito em sua formação. Na quinta-feira, 13, o Curso de Direito da URI Erechim conduziu um júri simulado com os alunos dos primeiros, segundos e terceiros anos.

A iniciativa contou com o apoio do coordenador do Curso de Direito, José Plínio Rigotti, e da OABRS - Subseção Erechim. A ação foi coordenada pelos professores Andrey Henrique Andreolla e Caroline Ceni, com o auxílio, ainda, dos acadêmicos Leonardo Testolin e Laura Dagios.

A dinâmica possibilitou que os alunos desenvolvessem habilidades importantíssimas para a vida profissional, tais como o trabalho em equipe, a oratória, a argumentação, a organização e a desinibição. O júri consistiu no julgamento dos exploradores de caverna que, presos por vários dias e já com falta de comida, mataram um dos companheiros para se alimentarem de sua carne.

Houve a formação de grupos de acusação e de defesa, bem como a definição dos papéis de juízes, policiais e acusados, estes aguardando a tão esperada sentença ao final do julgamento. O resultado foi dado pelos alunos do primeiro e do segundo anos, que votaram ao final dos debates. A acusação ganhou a causa e conseguiu a condenação dos réus.

Conforme o Coordenador do Curso, Professor José Plínio Rigotti, a atividade faz parte de um projeto que visa levar a Universidade às escolas e contribuir, assim, com o desenvolvimento dos alunos do Ensino Médio. A experiência, desenvolvida no âmbito da Graduação Ativa, também permite que os acadêmicos desenvolvam, de maneira protagonista, habilidades e conhecimentos práticos que lhes auxiliam na vida profissional após a sua formação e efetiva de maneira ímpar a extensão universitária.



Todas imagens
  • Autor: Ass. URI
  • Imagens: Divulgação URI

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!