Agora: Canta Comunidade Com: Dirceu Lazzarotto e Antoninho Cadore Agora: Canta Comunidade Com: Dirceu Lazzarotto e Antoninho Cadore

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

AMAU lidera vacinação no RS, Estado que mais vacina no Brasil

Data da Noticia 22/06/2021
Conforme dados da secretaria de Saúde do RS, 43,7% da população do Alto Uruguai já recebeu a 1a dose da vacina e 18,7% já estão totalmente imunizadas. Pressão nos hospitais, no entanto, segue alta, enquanto casos crescem entre os mais jovens.

A Região de Saúde 16, constituída pelos municípios da AMAU + Nonoai e Rio dos Índios, lidera a corrida pela vacinação entre as 21 regiões sanitárias estabelecidas pelo governo do Rio Grande do Sul, que, simultaneamente, é o Estado brasileiro que mais imuniza contra a covid-19.

Nesta terça-feira, 22, conforme dados oficiais, a R16 contava com 43,7% de sua população vacinada em primeira dose e 18,7% já com imunização completa; enquanto a média do RS é de 37,3% e 15,1%, respectivamente.

“O Alto Uruguai entendeu que unidos somos mais fortes contra o vírus. E, assim, estamos pautando nossas ações, que incluem o esforço da vacinação, mas também o respeito à ciência, a partir do trabalho de nosso comitê técnico, e a compreensão da comunidade quanto à necessidade de nos imunizarmos, além de obedecermos aos protocolos de saúde, visando preservar vidas e economias. Prevenção e imunização precisam caminhar juntos, com cada um fazendo a sua parte” destaca o presidente da AMAU e prefeito de Erechim, Paulo Polis, que também parabeniza o trabalho dos profissionais da saúde pela incansável atuação no combate à doença.

Apesar do satisfatório ritmo registrado na vacinação, os hospitais da região seguem pressionados - com ocupação plena dos leitos de UTI e clínicos -, apresentando um perfil de paciente, em regra, mais jovem, o que reforça a necessidade de que medidas restritivas, o uso de máscara e ações de fiscalização, visando proibir aglomerações e festas clandestinas, sigam acontecendo enquanto a segunda dose de imunizantes não chegar à maioria das pessoas.

 

Saiba mais

Na segunda-feira, dia 21, dos 38 pacientes internados em leitos de UTI nos hospitais Santa Terezinha e Caridade, 61% deles tinham menos de 60 anos, com idade média total de 57,4 anos. No Estado, o indicador é semelhante, embora haja casos, como no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, em que a taxa seja de 75% de leitos de Unidade de Terapia Intensiva preenchidos por pessoas com menos de 60 anos.



Todas imagens
  • Autor: Salus Loch / Comite de atenção ao Corona
  • Imagens: Comite de atenção ao Coronavírus

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!