Agora: Show da Tarde Com: Laura Bohm Agora: Show da Tarde Com: Laura Bohm

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Apontadas possíveis alternativas para combate às enchentes em Barra do Rio Azul

Data da Noticia 09/05/2024
Lideranças da URI, UFFS e Barra do Rio Azul unem forças na busca de soluções .

Lideranças da URI Erechim e da UFFS (Universidade Federal Fronteira Sul) estiveram reunidas com uma comissão de Barra do Rio Azul, liderada pelo prefeito Marcelo Arruda, na manhã desta quinta-feira, 09, no Salão Nobre da URI. O objetivo foi apontar possíveis alternativas para diminuir os impactos provocados pelas enchentes naquela cidade que ocorreram por duas vezes nos últimos seis meses, e que trouxeram prejuízos dobrados àquela comunidade. O Diretor-Geral da URI Erechim, Paulo Roberto Giollo, enalteceu o esforço coletivo na busca de soluções para Barra do Rio Azul. 

Conforme o prefeito Arruda, em novembro passado, 40% da cidade foi atingida, índice que foi ultrapassado pela inundação da última semana. Foram atingidas 100 residências, totalizando 250 pessoas, disse o prefeito. “Por isso, estamos solicitando à URI e à UFFS para que nos ajudem a encontrar soluções ou alternativas que possam trazer um pouco mais de tranquilidade ao nosso povo”.

Segundo estudos preliminares estão sendo propostas como alternativas a avaliação integrada da Bacia do Rio Paloma e Rio Azul, visando diminuir a força das águas e propondo alternativas de engenharia com a construção de novas pontes na cidade, bem como retilinização do canal do rio, proporcionando um maior fluxo da água, com mais velocidade e diminuindo a sua saída para fora do leito do rio.

Com essas alternativas, espera-se reduzir os problemas em mais de 50%, fato que impediria o alagamento da cidade. 

Na próxima quarta-feira, 15, equipes da URI e da UFFS, juntamente com lideranças de Barra do Rio Azul, irão percorrer aquela região para concluir melhor os estudos e apontar outras alternativas ao longo dos rios. O objetivo é fazer com que restos de árvores e outros materiais sejam retirados da beira dos riachos, evitando, assim, o acúmulo de entulhos que podem ser levados pelas enxurradas.



Todas imagens
  • Autor: Setor de Comunicação URI Erechim
  • Imagens: Setor de Com. URI Erechim

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!