Programação Automática Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Após nova doação de plasma convalescente, tratamento experimental em Caxias do Sul pode ter primeira transfusão

Data da Noticia 26/05/2020
Primeiro doador teve incompatibilidade com paciente em estado grave.

primeira tentativa de ajudar na recuperação de um paciente de 63 anos, internado na UTI do Hospital Virvi Ramos, em Caxias do Sul, por meio da transfusão de plasma sanguíneo não aconteceu. Houve incompatibilidade entre doador e receptor. Os testes foram conhecidos na segunda-feira (25), mesmo dia em que um novo doador, recuperado da covid-19, compareceu ao Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs). Agora, a expectativa da equipe médica é de que o segundo voluntário seja compatível.

— Acreditamos que até a quarta-feira (27) conseguiremos ter a primeira transfusão. Por isso, a importância de ter um cadastro com vários doadores — explica a médica intensivista do Hospital Virvi Ramos, Eveline Correa Gremelmaier.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, o segundo doador é Fabio Klamt, 44 anos, natural e morador de Porto Alegre. As doações são feitas no Hemocs, onde o processo de plasma convalescente, feito em Caxias de forma pioneira no Estado, consiste em retirar a parte do sangue de um paciente recuperado de coronavírus com a intenção de que os anticorpos adquiridos sejam repassados para o doente em estado grave. 

Em Caxias, o Hospital Virvi Ramos adotou um protocolo já aprovado pela Anvisa para uso de plasma convalescente em tratamento experimental. O paciente de 63 anos, natural da Garibaldi, espera pela doação na Unidade de Tratamento Intensiva (UTI). O primeiro voluntário, que efetuou a doação na última sexta-feira (22) tem 31 anos e terá o plasma estocado, podendo assim, beneficiar outro paciente futuramente. A identificação dele não é divulgada a pedido do próprio doador. A coleta efetuada poderá ficar guardada por até um ano.



Todas imagens
  • Autor: Pioneiro/ ClicRBS
  • Imagens: Andreia Copini / Secretaria Municipal da

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!