Agora: Raízes do Sul Com: Programação Automática Agora: Raízes do Sul Com: Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Após três meses, RS volta a ter regiões em bandeira amarela no mapa preliminar

Data da Noticia 10/10/2020
Distanciamento Controlado classificou outras 18 áreas do Estado em bandeira laranja

As regiões de Bagé, Palmeiras das Missões e Pelotas foram classificadas com a bandeira amarela no mapa preliminar da 23ª rodada do Distanciamento Controlado, divulgado nesta sexta-feira. As áreas foram consideradas de risco epidemiológico baixo no Rio Grande do Sul, conforme avaliou o governo estadual. 

Esta é a primeira vez, desde a oitava rodada do plano, no fim de junho, que o Estado volta a apresentar regiões em bandeira amarela. As outras 18 foram classificadas preliminarmente como bandeira laranja. Santa Maria, que foi a única região a ficar com a bandeira vermelha na última avaliação, apresentou melhora nos indicadores e retornou à bandeira laranja nesta semana. 

Além de Santa Maria, permanecem com a bandeira laranja as seguintes regiões: Cachoeira do Sul, Canoas, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Cruz Alta, Erechim, Guaíba, Ijuí, Lajeado, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Rosa, Santo Ângelo, Taquara e Uruguaiana. 

Hospitalizações 

Dos 497 municípios gaúchos, 284 não apresentaram registro de hospitalizações e óbitos por Covid-19 nos últimos 14 dias. Em todo o Estado, percebeu-se uma estabilidade ou melhora na maioria dos indicadores, como registros de novas hospitalizações (-29%) e óbitos (-7%). Houve estabilidade também no número de internados por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) ou por Covid-19 em UTI e um leve aumento nos internados com Covid-19 em leito clínico.

Mesmo contabilizando pacientes internados por outras causas, os números apontam uma pequena queda na quantidade de UTIs ocupadas. A manutenção do total de leitos de UTI se traduziu em um leve aumento na razão de leitos livres para cada ocupado por Covid-19.

Regiões em cogestão

Das 21 regiões em bandeira laranja, apenas Uruguaiana, Bagé e Guaíba ainda não aderiram ao sistema de cogestão do Distanciamento Controlado. As outras 18 já adotam protocolos alternativos: Santa Maria, Capão da Canoa, Taquara, Novo Hamburgo, Canoas, Porto Alegre, Santo  ngelo, Cruz Alta, Ijuí, Santa Rosa, Palmeira das Missões, Erechim, Passo Fundo, Pelotas, Caxias do Sul, Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul e Lajeado.

As regiões em cogestão classificadas em bandeira laranja podem adotar regras de bandeira amarela, basta que enviem protocolos próprios adaptados à Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios (Saam).

Os municípios e associações regionais podem apresentar, até as 6h de domingo, pedidos de reconsideração, que serão analisados para que as bandeiras definitivas sejam divulgadas na segunda-feira. A nova fase do Distanciamento Controlado passa a valer oficialmente na terça-feira. 



Todas imagens
  • Autor: Correio do Povo
  • Imagens: Alina Souza

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!