Programação Automática Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Aprovado Doutorado em Atenção Integral à Saúde na URI Erechim

Data da Noticia 05/09/2023
Doutorado qualifica ainda mais a área da saúde.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculado ao Ministério da Educação, aprovou a oferta do curso de Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS) na URI Erechim, em parceria com a UNICRUZ e a UNIJUÍ. A proposta foi encaminhada no início deste ano pelo PPGAIS e obteve aprovação com nota 4, de um total de 5, pela Comissão de Avaliação da Área Interdisciplinar e referendada pelo Conselho Técnico Científico, ambos da Capes.

“Estamos muito felizes com esta aprovação. Temos a expectativa de que o doutorado contribuirá muito para o avanço do conhecimento, por meio da execução de pesquisas científicas de qualidade, bem como a formação de doutores pesquisadores que possam contribuir para a qualidade da atenção integral e interdisciplinar ao sujeito e coletividade, contribuindo para o sistema de saúde brasileiro”, comentam os professores coordenadores das três instituições associadas,  professores Adriane Kolankiewicz, da UNIJUÍ, Fernanda Dal’Maso Camera, da URI Erechim, e Rodrigo de Rosso Krug, da UNICRUZ.

A consistência na formação de mestres pelo Programa, assim como a qualidade da produção científica em nível nacional e internacional dos docentes, discentes e egressos do mestrado, é a base que representa a capacidade formativa do Programa, que agora avança ao nível de doutorado. Os pareceres destacaram também o percentual de doutores pesquisadores, futuros orientadores do doutorado, os quais possuem projetos financiados por agentes externos, assim como o número de pesquisadores em nível de excelência no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

“No parecer da avaliação, há destaque de muitos pontos positivos no que tange a proposta de formação de doutores apresentada. Fundamentada na excelência acadêmica e na contribuição para a geração de conhecimento na área da saúde, sob múltiplos e complementares aspectos metodológicos, a proposta tem características inovadoras na formação de doutores”, comentam os coordenadores.

O impacto na comunidade regional, representada pelo desenvolvimento de projetos de pesquisa na rede de atenção à saúde em diferentes níveis de atenção, dos municípios de abrangência das instituições associadas, construídas por diferentes convênios com prefeituras e hospitais, é um diferencial que aparece fortemente na avaliação. O Curso de Doutorado em Atenção Integral à Saúde será ofertado pela associação interinstitucional entre as três Universidades, com característica interdisciplinar e contará com docentes permanentes das três instituições, totalizando 18 pesquisadores para orientação de doutorandos. 

O doutorado mantém a estrutura acadêmica do mestrado, tendo como área de concentração a Atenção Integral à Saúde e as linhas de pesquisa, que são: 1 - “Processos Saúde-Doença-Cuidado” e 2 - “Processos Químicos e Biológicos em Saúde”.

Para o professor Thiago Heck, que atuou como coordenador do PPGAIS de 2015 a 2022, a aprovação do doutorado representa o sucesso de uma trajetória de 10 anos de dedicação e investimento na pesquisa, por parte das instituições associadas, professores e alunos do mestrado. “Essa conquista representa o sucesso coletivo de muitas instâncias da nossa universidade e das instituições associadas. A dedicação dos professores na formação acadêmica dos mais de 145 mestres em Atenção Integral à Saúde, representada amplamente pelo impacto direto na comunidade e na construção de conhecimento em nível nacional e internacional, pode ser observada nos relatórios do PPGAIS ao longo dos anos. Mérito do trabalho de professores, alunos e egressos do mestrado. A proposta de formação ampla e flexível do PPGAIS no mestrado, expandida e com inovações agora com o doutorado, tende a qualificar ainda mais dois pontos fundamentais: o impacto social e a produção científica das Universidades associadas, capilarizando estes resultados para todos os níveis de formação na área da saúde, da graduação a pós-graduação. Amplia a capacidade de obtenção de financiamentos de projetos e bolsas para estudantes de diferentes níveis. Foram muitos desafios, mas é uma satisfação fazer parte disso como professor, pesquisador, e ter atuado como coordenador no período da elaboração dos relatórios e submissão da proposta de doutorado, junto aos colegas de PPGAIS”, conclui o professor.

Para o Diretor-Geral da URI Erechim, Professor Paulo Roberto Giollo, “essa é mais uma conquista e, ao mesmo tempo, um novo espaço que estamos abrindo para uma importante formação. Sabemos que ela precisa acompanhar a evolução natural para que possamos oferecer serviços cada vez mais qualificados à população, assim como tem ocorrido com os nossos cursos de graduação na área da saúde que têm feito a diferença em toda a região”. 

O mestrado em Atenção Integral à Saúde, aprovado pela Capes em dezembro de 2013, iniciado com a primeira turma em 2014, teve sua qualidade reconhecida no processo de formação de recursos humanos recebendo a nota 4, de um total de 5, em 2022, conforme critérios do MEC-Capes. Este passo permitiu a proposição do Curso de Doutorado, aprovado também com a nota 4, e que deve iniciar aproximadamente 10 anos após o mestrado.

A próxima etapa, antes da abertura de processo seletivo para o doutorado, consiste na emissão de documentos tais como a portaria de autorização e reconhecimento da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação e homologação do Ministro da Educação.



Todas imagens
  • Autor: Setor de Com. URI Erechim
  • Imagens: Divulgação URI

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!