Programação Automática Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Ataque com gás tóxico deixa 58 mortos na Síria.

Data da Noticia 04/04/2017
Bombardeio ocorre no dia que marca o início de uma conferência sobre o futuro da Síria.

O balanço do ataque com "gás tóxico" nesta terça-feira na cidade rebelde de Khan Shekhun, Noroeste da Síria, subiu a 58 mortos, incluindo 11 crianças, informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH). "Várias pessoas morreram depois que foram levadas para os hospitais. Todas são civis", afirmou Rami Abdel Rahman, diretor da ONG.

De acordo com a ONG, que não sabe que tipo de gás foi liberado, os civis morreram por asfixia em Khan Sheikhun. Dezenas sofriam com problemas respiratórios e outros sintomas. O OSDH, que tem sede na Grã-Bretanha e conta com uma ampla rede de fontes na Síria, não soube informar se os bombardeios foram executados por aviões das Forças Armadas sírias ou russos, aliados do regime de Damasco.

O ataque aconteceu no dia que marca o início de uma conferência de dois dias em Bruxelas sobre o futuro da Síria, com mediação da União Europeia e da ONU. A ONG indicou que, segundo fontes médicas no local, foram registrados desmaios, vômitos e as vítimas espumavam pela boca.

O governo sírio negou em muitas oportunidades o uso de armas químicas em uma guerra que já provocou mais de 320 mil mortes desde março de 2011. Mas as alegações de que Damasco utiliza este tipo de armamento são recorrentes e uma investigação liderada pela ONU atribuiu ao regime pelo menos três ataques com gás cloro em 2014 e 2015.

A Síria ratificou a Convenção sobre a Proibição de Armas Químicas em 2013.



Todas imagens
  • Autor: Correio do Povo
  • Imagens: Mohamed Al-Bakour

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!