Programação Automática Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Brasil deve colher 52,8 milhões de sacas de café em 2016/2017.

Data da Noticia 23/09/2016
De acordo com a consultoria INTL FCStone, cenário é favorável para o arábica e regular para o conilon.

A consultoria INTL FCStone acredita que a safra brasileira de café 2016/2017 será de 52,8 milhões de sacas de 60 quilos. Os números foram divulgados nesta sexta-feira (23/9). Na avaliação dos consultores, o cenário é favorávelpara o que pode ser uma produção “gigante” da variedade arábica (43,2 milhões) e regular da variedade robusta (9,6 milhões de sacas).

De acordo com a FCStone, depois da seca de 2014, muitos cafezais passaram por poda e encontraram boas condições de crescimento no ano passado. E isso acabou criando um cenário favorável para a colheita de arábica deste ano. “Como as chuvas vieram no momento certo ao final de 2015, após um estresse climático muito forte, a principal florada veio e destaca-se que houve a fixação dos chumbinhos e posterior desenvolvimento”, diz o relatório.

Sobre 2017, os consultores avaliam que as lavouras do Paraná e da região Oeste de São Paulo saíram do período de colheita deste ano em boas condições. Chuvas abundantes criaram bom ambiente para o desenvolvimento das plantas.

Em Minas, a situação é menos favorável, de um modo geral. No Cerrado, as condições atuais apontam para um potencial produtivo menor dos cafezais. Na Zona da Mata, a produtividade deve ser maior nas áreas mais altas, que tiveram estresse hídrico. No Sul de Minas, a expectativa é de queda de produção em meio a uma condição regular de clima.



Todas imagens
  • Autor: Globo Rural
  • Imagens: Ilustrativa

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!