Agora: Raridades Com: Maicon Oliveira Agora: Raridades Com: Maicon Oliveira

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Carlos Gomes: único município sem casos confirmados de covid-19

Data da Noticia 25/07/2020

O número de casos de pacientes com o novo coronavírus, aumenta na região. No Alto Uruguai (Amau) e R16, que compreende 36 municípios, somente um não registrou, até esse momento, casos confirmados. Carlos Gomes, que conta com uma população aproximada de 1.600 habitantes, se difere no mapa e mantem reforçadas as medidas de prevenção, preconizadas em todo o mundo.

O prefeito, Egídio Moreto, destacou, em entrevista ao Bom Dia, que desde o início da pandemia, a equipe da prefeitura, como um todo, junto aos profissionais de saúde, intensificou as práticas e recomendações quanto a higienização e isolamento. “Qualquer caso suspeito era verificado e orientado. Monitoramos as situações e até agora conseguimos contorná-las”, afirma o chefe do Executivo municipal, citando que a principal preocupação, atualmente, está relacionada às pessoas que trabalham fora da cidade.

Contudo, Moreto assinala que foram adquiridos aparelhos para verificação de temperatura, testes rápidos e a equipe técnica está preparada no monitoramento constante. “Praticamente 90% do nosso município está voltado à agricultura e toda a população, seja da zona rural ou urbana, está colaborando, atendendo as recomendações do governo municipal. Isso ajuda a controlar o quadro”, salienta.

O decreto municipal segue praticamente os mesmos aspectos pontuados pelo governo estadual, com apenas algumas especificidades, como a proibição da entrada de vendedores ambulantes.

O esforço conjunto de toda população é responsável por manter os indicadores otimistas. No entanto, segundo o prefeito, a preocupação continua. “Observamos que em todo o RS, de modo geral, e outros estados, há um aumento expressivo no número de casos confirmados de covid-19”, acrescenta.

Outras medidas de prevenção

O município de Carlos Gomes também adotou outras ações voltadas à higienização da cidade, inclusive carros e prédios públicos.

Além disso, há suporte da Brigada Militar na fiscalização para que as regras sejam seguidas.

Suporte extra

A equipe da Assistência Social e integrantes da Braspol – entidade que reúne descendentes da etnia polonesa – confeccionaram mais de 3 mil máscaras e sabão caseiro. Os itens foram fornecidos à população, como forma de um suporte extra no cuidado e prevenção.

Apelo à continuidade da prevenção

Durante a entrevista, o prefeito aproveitou para reforçar à população a importância de manter as ações preventivas. “Vamos seguir as orientações, priorizando o distanciamento, utilizando o álcool em gel, para que possamos nos ajudar e fazer a diferença no combate à pandemia”, disse.



Todas imagens
  • Autor: Izabel Seehaber / Jornal Bom Dia
  • Imagens: TV Bom Dia

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!