Programação Automática Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

China pede suspensão imediata do escudo antimísseis dos EUA na Coreia.

Data da Noticia 02/05/2017
Washington deseja que Pequim faça mais para convencer o regime norte-coreano a abandonar seus projetos.

A China pediu nesta terça-feira a suspensão "imediata" da instalação do sistema antimísseis americano THAAD na Coreia do Sul, horas depois de Washington confirmar que o mesmo já está operacional para contra-atacar a ameaça da Coreia do Norte.

Pequim denunciava há vários meses a instalação do dispositivo, alegando que prejudica sua própria força de dissuasão.

"A posição da China é clara e firme. Somos contrários à instalação do sistema THAAD e pedimos às partes envolvidas que interrompam imediatamente a instalação. Tomaremos as medidas necessárias para defender nossos interesses", afirmou o porta-voz do ministério das Relações Exteriores, Geng Shuang.

Na segunda-feira, o coronel Rob Manning, porta-voz das forças americanas na Coreia do Sul anunciou que o sistema THAAD já estava "operacional", com a "capacidade de interceptar os mísseis norte-coreanos". Outra fonte americana, que falou na condição de anonimato, indicou, no entanto, que o sistema instalado alcançou apenas a "capacidade inicial de interceptação".

O porta-voz chinês expressou, ao mesmo tempo, satisfação com as declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que estaria disposto a uma reunião com o dirigente norte-coreano Kim Jong-Un "sob as circunstâncias adequadas". "Tomamos conhecimento das declarações da parte americana e dos sinais positivos positivas que transmitem", disse Geng. "A prioridade urgente é tomar medidas para reduzir a tensão. E uma das medidas eficazes para fazer isto é retomar as negociações de paz com a Coreia do Norte", completou.

A China, assim como os Estados Unidos, denuncia o programa nuclear e balístico da Coreia do Norte. Washington, no entanto, deseja que Pequim faça mais para convencer o regime norte-coreano a abandonar seus projetos.



Todas imagens
  • Autor: Correio do Povo
  • Imagens: Ben Listerman/ DOD / AFP / CP

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!