Agora: Voz do Brasil Com: Programação Automática Agora: Voz do Brasil Com: Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Chuva de meteoros poderá ser vista do hemisfério sul

Data da Noticia 28/07/2015
QUARTA-FEIRA

Moradores do Brasil e dos outros países no hemisfério sul tem um belo espetáculo no céu neste fim de julho. É a chuva de meteoros Delta Aquarídeas, que está em atividade desde o dia 18 deste mês e deve continuar até 18 de agosto.

O melhor momento para observá-la, no entanto, será na madrugada desta terça-feira (28) para quarta (29), segundo astrônomos. É quando entra em seu pico de atividade, tornando mais fácil ver a olho nu as “estrelas cadentes”, como são popularmente conhecidos os riscos no céu deixados pelos meteoros.

Cientistas apontam que às 3 horas da manhã, quando a luminosidade da lua diminuirá, será o melhor momento para assistir ao espetáculo.

Segundo a “National Geographic”, apesar de não ser necessário usar telescópio ou binóculos para conferir o evento, é melhor procurar áreas longe dos centros urbanos, para que a luz de postes e prédios e a poluição não atrapalhem a vista.

Se o céu estiver encoberto, uma boa opção é assistir a transmissão a rede de notícias fará um streaming da chuva em seu site, a partir da 22 horas..

Aquarídeas

 

A Nasa aponta que a origem desta chuva de meteoros ainda não é muito precisa. Os meteoros, que são pequenos corpos celestes, riscarão o céu a partir da posição onde fica a constelação de Aquário (daí o nome do evento astronômico).

Quando eles se deslocam no espaço e entram na atmosfera da Terra, queimando parcial ou totalmente, e é isso que forma seu risco luminoso.

Os cientistas destacam, no entanto, que não há o menor risco para a Terra durante esta movimentação.



Todas imagens
  • Autor: THE NEW YORK TIMES/Gazeta do Povo
  • Imagens: MA/CN/MARIO ANZUON

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!