Agora: Misturadão Com: Thiaguinho Agora: Misturadão Com: Thiaguinho

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Ciclone intensifica chuva e vento entre o PR, RS, SC e SP

Data da Noticia 03/03/2016

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu aviso meteorológico válido para esta quinta-feira (03) para a possibilidade de acumulados significativos de precipitação e rajadas de vento em parte do Sul do Brasil e também de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

O mecanismo responsável por tal instabilidade é a formação de um ciclone próximo à costa catarinense e que nas últimas horas intensificou, e muito, a chuva em municípios do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Várias ocorrências já foram registradas, principalmente de alagamentos e ameaças de deslizamentos entre a Grande Porto Alegre e o centro-leste gaúcho e em vários pontos do meio-oeste, leste, planalto sul, oeste e Vale do Itajaí, em Santa Catarina.

A imagem do Geostationary Operational Environmental Satellite (GOES) do início da manhã definou bem a área de baixa pressão e seu eixo de circulação ciclônica avançando pelo leste catarinense e intensificando novos núcleos sobre o leste e parte do centro-sul do Paraná.

A imagem integrada dos radares meteorológicos operados pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) da Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica (Redemet) indicou elevadas taxas de refletividade sobre o Atlântico e mais rente à costa catarinense, onde as chuvas mais fortes eram observadas.

Já os sensores de detecção de descargas atmosféricas mostraram grande acúmulo de raios entre o centro-leste paranaense, já se aproximando da Região Metropolitana de Curitiba e o nordeste catarinense, região do Vale do Itapocu. Novas trovoadas estourando foram observadas também na região de Telêmaco Borba, em solo paranaense.

A rede de estações meteorológicas automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) contabilizou nas últimas 24 horas, elevados volumes de chuva em vários municípios, com destaque para acumulados até às 10 horas (Brasília) de 95 milímetros em Camaquã, no Rio Grande do Sul, 96 mm em Bom Jardim da Serra e 95,2 mm em São José, ambos em Santa Catarina.

Já o sistema de monitoramento do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) mostrou volumes bem mais elevados de precipitação, com acumulado superior a 100 mm nas regiões catarinenses de Concórdia, Navegantes, Penha, Porto Belo e Seara.

O modelo GFS indicou em sua última atualização, a formação da área de baixa rente ao litoral brasileiro e com tendência de deslocamento até o sul da África, com estágio inicial de um ciclone de natural extratropical podendo se converter em subtropical, mas já afastado da costa brasileira.

 



Todas imagens
  • Autor: De Olho no Tempo
  • Imagens: Reprodução/Cemaden/Decea/Redemet/Inmet/N

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!