Programação Automática Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Cinzas de vulcão cobrem quase todo Rio Grande do Sul

Data da Noticia 25/04/2015
Cinzas também já podem ser observadas em Viadutos

As cinzas do vulcão chileno Calbuco já cobrem grande parte do Rio Grande do Sul na manhã deste sábado, conforme mostram imagens de satélite. Segundo a Climatempo, apenas o Extremo Norte não está encoberto pela nuvem. O meteorologista do Grupo RBS Cléo Kuhn diz que as cinzas estão a uma altitude de 13 mil metros e, por isso, não afetam voos.

O fenômeno chegou mais fraco ao sul do Brasil. Ao contrário do Chile e da Argentina, que tiveram chuva de cinzas, no Rio Grande do Sul, os gaúchos poderão ver uma névoa durante o dia e um céu mais acinzentado. A Infraero informou que o fenômeno não afeta as operações do Aeroporto Internacional Salgado Filho, na Capital. O terminal está aberto e opera por instrumentos por causa da neblina.

O vulcão Calbuco, localizado na região de Los Lagos, no Chile, entrou em erupção duas vezes, na terça e na quarta-feira, lançando uma enorme coluna de fumaça e de cinzas, mas também expelindo rochas, depois de ter passado 54 anos adormecido. O Calbuco tem 2 mil metros de altura e está a mil quilômetros ao sul de Santiago.

Na quinta, as cinzas chegaram a Argentina na forma de uma névoa dispersa. Apesar de não ter sido percebido pela população, o fenômeno chegou a cancelar voos no aeroporto de Buenos Aires. A American Airlines suspendeu viagens por precaução. Outras companhias — como Delta, Air France e United — também alteraram suas programações.

 



Todas imagens
  • Autor: Comunidade fm
  • Imagens: Comunidade fm

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!