Agora: Raízes do Sul Com: Programação Automática Agora: Raízes do Sul Com: Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Com pauta extensa, AMAU realiza assembleia geral ordinária

Data da Noticia 26/03/2021
Entre os temas esteve a autorização dos prefeitos para que o Consórcio Regional (CIRAU) realize registro de preços para possível compra de vacinas da covid-19, em caso de necessidade.

A Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU) realizou assembleia geral ordinária na tarde desta quinta-feira (25). O encontro online, conduzido pelo presidente Paulo Polis, durou pouco mais de 2 horas e foi aberto pela defensora pública do RS, Giesa Carla Cirino, que pediu a parceria e atenção dos prefeitos para projeto da Defensoria Estadual, que visa melhorar a acessibilidade e a inclusão nas cidades da região.  Em seguida, a coordenadora da 15a CRE, professora Juliane Bonez, apresentou o cenário do ensino no Alto Uruguai - lembrando que as aulas estão sendo desenvolvidas por meio digital. Bonez, no entanto, destacou que a retomada das aulas presenciais ou híbridas não têm data para acontecer, pois dependerá da evolução da pandemia no Estado e dos decretos do governo gaúcho. O diretor geral da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento de Santa Catarina (ARIS), Adir Faccio, foi o próximo a fazer uso da palavra - apresentando o funcionamento da entidade, que atende a 205 cidades de SC. A participação de Faccio buscou esclarecer dúvidas dos chefes dos executivos locais quanto a possibilidade de formação de agência semelhante no Alto Uruguai. Também fez parte da pauta destinada a convidados externos a discussão sobre a possível renovação da parceria da AMAU com o Escritório Regional de Turismo Termas e Lago - que deverá visitar alguns municípios da região antes da celebração do novo acordo.

Registro de preço via Cirau para possível compra de vacinas Na sequência, o presidente do CIRAU e prefeito de Jacutinga, Beto Bordin, apresentou aos colegas a possibilidade de que o Consórcio Regional realizasse registro de preço de vacinas contra a covid-19 disponíveis no mercado - sugestão aceita pelo colegiado. A medida, explicou Beto, teria caráter preventivo, funcionando como mais uma alternativa aos prefeitos, caso o governo federal não cumpra o Plano Nacional de Imunização. Neste mês de março, municípios da região já haviam aderido a dois consórcios que possuem o mesmo fim, um da Frente Nacional de Prefeitos e outro da Famurs.

Cenário da covid-19 na região Representando o Comitê de Atenção ao Coronavírus da AMAU, Jackson Arpini, apresentou o cenário da pandemia na região, indicando estabilização de alguns indicadores e leve redução de outros, como a quantidade de casos ativos, que baixou de 622 para 564 (queda de 9%), entre os dias 22 e 24 de março. A ocupação dos leitos de UTI, contudo, segue em 100%.

Liberação do comércio e turismo para a Páscoa Os prefeitos de Getúlio Vargas, Maurício Soligo, e de Marcelino Ramos, Vannei Mafissoni (Delfim), solicitaram que a AMAU encaminhe ao governo do RS ofício pedindo, respectivamente, a abertura do comércio na véspera da Páscoa (proibida pelo decreto estadual) e a possibilidade de que estabelecimentos destinados ao turismo possam funcionar no período. Os pleitos foram atendidos pela assembleia e as demandas serão encaminhadas ao Gabinete de Crise do governo do RS.

Reconhecimento à ‘Tia Edir’ Atendendo solicitação dos municípios de Severiano de Almeida e Mariano Moro, a mesa diretora da AMAU também definiu a entrega de Comenda a Edir Bisognin Goelzer, pelos relevantes serviços prestados durante mais de 33 anos ao Lar da Criança de Erechim. O ofício aprovado pela Associação endossou, ainda, o pleito para que o Lar da Criança receba o nome de ‘Lar Edir Bisognin Goelzer’.



Todas imagens
  • Autor: Assessoria Comunicação AMAU
  • Imagens: Assessoria de Comunicação AMAU

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!