Programação Automática Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Comitiva da Central Cresol Sicoper participa de intercâmbio no Canadá

Data da Noticia 10/06/2017
Atividade contemplou visitas a diversas organizações integrantes ao Desjardins

    No período de 29 de maio a 02 de junho, uma comitiva formada por 16 representantes da Central Cresol Sicoper, entre funcionários e o Diretor-Presidente, José Silva, além do Diretor Executivo da Central Cresol Baser, Adinan Kielb, estiveram na Província de Québec, no Canadá, para realização de um curso internacional. Este intercâmbio integra a continuidade da parceria que iniciou em 2009, na qual é desenvolvido um projeto de intercooperação coordenado pelo Développement Solidaire International (DSI), em conjunto com o Desjardins, os quais permitem uma análise técnica de cooperação nas áreas de finanças e assessoria, bem como a elaboração conjunta do planejamento e de diretrizes estratégicas da Cresol Sicoper. Através desta parceria já foram realizadas diversas oficinas, seminários e intercâmbios envolvendo representantes de ambas as instituições.

    Os encontros permitiram socializar informações sobre o Canadá, o Québec e o Sistema Desjardins, a história do Desjardins e da Cecosol, a organização sistêmica, o atendimento e o formato das aplicações financeiras, os controles internos e a análise de crédito a pessoas físicas e jurídicas, a organização sindical, sobre aposentadoria complementar, resultados operacionais e o processo de comunicação da Cecosol. As atividades foram coordenadas e acompanhadas pelo Conselheiro de Projetos de Apoio Cooperativo de Solidariedade Internacional da Caixa de Economia Solidária, Jean Bergevin.

    O Diretor-Presidente, José Silva, salienta que já foram realizados vários intercâmbios com o objetivo de troca de experiências nas áreas de governança, gestão e tecnologia. No entanto, nesta última atividade realizada, o objetivo foi buscar conhecimento nas áreas de controles, gestão de riscos, organizações internas, análise de crédito para pessoa jurídica e as parcerias desenvolvidas com várias organizações. “Nós entendemos que esta parceria é de fundamental importância para o fortalecimento do sistema cooperativo de economia solidária. Ela tem nos dado indicativos claros de que estamos no caminho certo, atendendo aos nossos princípios e prezando pela transparência, responsabilidade e compromisso com os cooperados. Temos imensa gratidão pela oportunidade e também por contar com Jean Bergevin que tem prestado apoio incondicional a Central Cresol Sicoper nesse trabalho de cooperação internacional”, descreve Silva.

    A Gestora Regional da Central Cresol Sicoper, Elenise Nitz Loch, descreve que a realização do intercâmbio agrega muito na vida profissional e pessoal dos participantes. “Ficou evidente que para propor mudanças não é necessário dispêndio de valores, mas sim ações e atitudes de mudança de cultura para termos uma sociedade muito melhor. Fato que marcou bastante é o acompanhamento financeiro que é realizado, projetando assim um futuro com maior conforto e segurança aos associados”, pontua.

    Para Edivan Junior Pommerening, da Área de Normas e Compliance da Central Cresol Sicoper, participar do intercâmbio foi uma experiência profissional extraordinária. “No Canadá, tivemos a oportunidade de ver com os próprios olhos os aspectos históricos e culturais que levaram os canadenses a construir o cooperativismo de crédito que se transformou em referência mundial no segmento. Também pudemos identificar as características que sustentam esse ‘case de sucesso’: planejamento, organização, disciplina, objetividade, especialização, responsabilidade e pensamento coletivo. Somos eternamente gratos ao Sistema Central Cresol Sicoper pela oportunidade, assim como devemos gratidão ao grupo de intercambistas, que mostrou-se engajado e fez jus à responsabilidade de representar o Sistema e absorver as boas práticas canadenses que podem inspirar a Cresol na sua busca ininterrupta pela sustentabilidade econômica e social”, finaliza.



Todas imagens
  • Autor: Ass.Com.da Central Cresol Sicoper
  • Imagens: Ass.Com.da Central Cresol Sicoper

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!