Agora: Hit Nation Com: Maicon Oliveira Agora: Hit Nation Com: Maicon Oliveira

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Cooperfamilia fornecerá 250 toneladas de alimentos por meio do PAA

Data da Noticia 22/02/2024
Encontro com agricultores do Alto Uruguai ocorreu no início desta semana em Erechim.

Agricultores de toda a região do Alto Uruguai estiveram reunidos na noite de segunda-feira (19), para organização da participação junto ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) junto a Cooperfamilia e o SUTRAF-AU assinando o termo de compromisso junto ao programa. O encontro ocorreu na sede do Sindicato dos Metalúrgicos em Erechim.

De acordo com o presidente da Cooperfamilia, Isaías Wastchuk, a atividade foi muito importante para a efetivação do programa. “Estamos muito felizes pelas coisas estarem andando, é um momento novo para a agricultura familiar da região e a Cooperfamilia e o SUTRAF-AU tem se desafiado a buscar esses mercados, essas parcerias e a responsabilidade com muito compromisso temos ampliado”, disse.

Ao todo 130 agricultores assinaram o termo que prevê o fornecimento de 250 toneladas de alimentos pelo período de seis meses. A atividade contou com a presença do coordenador geral do SUTRAF-AU, Alcemir Bagnara e com o coordenador geral da FETRAF/RS, Douglas Cenci.

Wastchuk explicou que o valor do contrato é de R$1,5 milhão. “Nós só temos a agradecer a parceria com a CUT e a FETRAF/RS porque sem essas entidades não seria possível a realização desses programas”, pontuou.

Cooperfamilia também firmou parceria com Grupo Hospitalar Conceição

A Cooperfamilia e o SUTRAF-AU assinaram na última sexta-feira (16), um contrato para fornecimento de gêneros alimentícios pelo PAA com o Grupo Hospitalar Conceição. Outras oito cooperativas do estado também assinaram o contrato que prevê o fornecimento de hortigranjeiros in natura para a alimentação de funcionários e pacientes do hospital.

O ato, realizado no Auditório Jahyr Boeira de Almeida, no Centro Administrativo GHC, contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, do diretor-presidente da Companhia Nacional de Abastecimento, Edegar Pretto, do diretor-presidente do GHC, Gilberto Barichello; da deputada federal Maria do Rosário, representando no evento a Câmara dos Deputados, o deputado federal Elvino Bohn Gass, os deputados estaduais Zé Nunes e Miguel Rossetto, a nutricionista do GHC Marília Garcez, o conselheiro de Administração do GHC Guilherme Cassel, os cooperativados Bruno Engel Justin e Gervásio Plucinski e, representando na assinatura as cooperativas, Sidnei Justin Witts.

O presidente da Cooperfamilia destacou a alegria pela possibilidade de alimentos do Alto Uruguai estarem ajudando na recuperação de pacientes. “Para nós é uma alegria podermos estar executando projetos importantes, como do Hospital GHC e também o projeto das cozinhas comunitárias, pois ajuda no fortalecimento da agricultura familiar e os pacientes poderão consumir alimentos de boa qualidade, saudáveis”, pontuou Wastchuk.

FETRAF/RS se reúne com Ministro de Desenvolvimento Agrário

Na última semana (16), a Cooperfamilia também participou de uma reunião dos movimentos sociais com o ministro Paulo Teixeira e o presidente da Conab, Edegar Pretto, em Caxias do Sul. O objetivo da agenda foi para que as lideranças ouvissem os movimentos do campo que levaram as pautas da agricultura familiar.

 

Na discussão foram pautados temas relacionados às melhorias em torno do Proagro, Crédito Fundiário e Plano Safra, este que deve ser anunciado no início do mês de junho de 2024.

 

Outros temas que também foram discutidos como as dificuldades de execução do programa de Habitação Rural e as mudanças climáticas com o objetivo de que políticas públicas conjuntas possam ser pensadas a fim de mitigar seus impactos.

 

A FETRAF/RS, construiu um documento para integrar a política nacional do leite que vem sendo desenvolvida junto ao Governo Federal. Na oportunidade foi feita a entrega do documento ao ministro Paulo Teixeira. “Essa agenda é mais um passo na caminhada e na construção do processo de negociação da pauta que nós entregamos ainda no ano passado e também de novos pontos que serão entregues em março deste ano. É um importante momento para que possamos também cobrar o governo em relação às ações que serão realizadas sobre os temas que importam à agricultura Familiar”, disse Douglas Cenci.

 

Cozinhas comunitárias do Programa CUT com a Comunidade

A Cooperfamilia também participou na última quinta-feira (15), de um encontro com a equipe e lideranças das cozinhas solidárias participantes do Programa CUT com a Comunidade, que se reuniram para discutir e impulsionar a implementação do PAA em Porto Alegre. “O principal objetivo do encontro foi contribuir para a articulação eficaz e a efetivação do PAA das cozinhas da capital gaúcha, estabelecendo diretrizes e encaminhamentos essenciais para o início das entregas e recebimento dos alimentos”, disse Douglas Cenci que também atua na coordenação do Projeto junto a CUT.

 

Durante a reunião, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer os possíveis roteiros que facilitarão a logística de entrega dos alimentos diretamente dos agricultores às cozinhas solidárias. O Programa CUT com a Comunidade busca beneficiar tanto os agricultores envolvidos quanto às comunidades atendidas pelas cozinhas solidárias, consolidando um modelo de cooperação que visa construir uma sociedade mais justa e igualitária.



Todas imagens
  • Autor: Ass. de Com. SUTRAF- AU
  • Imagens: Divulgação

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!