Agora: Panorama Geral Com: Rosana Dallagnol Agora: Panorama Geral Com: Rosana Dallagnol

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

CORTICEIRA NO CENTRO DE VIADUTOS EXIBE SUA BELEZA

Data da Noticia 15/10/2015

Próximo ao centro de Viadutos, junto a Avenida Brasil, uma corticeira solitária que resiste a ação da mão do homem aproveita a estação primaveril para mostrar sua cor, exalar seu perfume e exibir toda a sua beleza. Por sua floração acorrer logo após a dos ipês sua exuberância se torna mais evidente e chamativa não apenas a nossos olhos, mas também aos insetos e pássaros.

 

SAIBA MAIS:

A corticeira (Erythrina crista - galli), também chamada eritrina-crista-de-galo, bico-de-papagaio, sapatinho-de-judeu, suinã, flor-de-coral, mulungu e sananduva, é uma árvore da família das leguminosas  (Fabaceae), nativa do sul do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, podendo atingir até 10 metros de altura. Tem um tronco tortuoso, folhas compostas, trifolioladas com folíolos glabros e flores vermelhas de cálice campanulado. O fruto é uma vagem com sementes semelhantes ao feijão.

Tem grande importância para o paisagismo, pois, quando florida, é extremamente ornamental. O que mais chama a atenção é que, durante a sua floração, as folhas caem. Alguns autores denominam essas plantas como sendo floríferas decíduas. Essa característica também ocorre em algumas outras espécies como o ipê e a cerejeira.

A corticeira-do-banhado é uma árvore nativa com uso ornamental no paisagismo urbano e possui potencial de utilização em áreas desprotegidas e degradadas, devido a sua rusticidade. Entretanto, tendo em vista a dificuldade de obtenção de sementes, pela baixa produção e qualidade destas com a consequente desuniformidade da germinação, torna-se necessário aprofundar o estudo de outras formas de propagação dessa espécie

 

Corticeira na medicina.

É ótima para o fabrico de papel. Sua casca é adstringente, cicatrizante e desobstruente, serve também para curtume e dá matéria tintorial vermelha. Encerra o alcaloide erythrina. Do cozimento da casca faz-se remédio para golpes e constitui ainda um poderoso hipnótico. É também recomendado no tratamento das hepatites crônicas e do reumatismo. Das flores trituradas obtém-se tinta vermelha para vários fins. As sementes, que também contêm o mesmo alcaloide, são venenosas. Os ramos contêm saponina e peroxidasse.

A flor da corticeira é a flor nacional da Argentina e Uruguai.



Todas imagens
  • Autor: Comunidade FM/ Celso Demarco
  • Imagens: Comunidade FM/ Celso Demarco

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!