Agora: Violada Sertaneja Com: Ranieri Agora: Violada Sertaneja Com: Ranieri

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Curso de Enfermagem da URI realiza ação educativa em Viadutos

Data da Noticia 29/11/2022

Prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e gravidez na adolescência. Estas foram as temáticas proporcionadas pela ação educativa realizada pelo Curso de Enfermagem da URI na cidade de Viadutos. O evento, ocorrido no dia 9 de novembro, teve lugar no Auditório Municipal de Viadutos e foi desenvolvido por meio de convite da Secretaria Municipal de Saúde. A iniciativa foi oferecida a todos os estudantes do município, desde o 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio e alunos do Curso Técnico Agrícola. 

Para proporcionar uma melhor compreensão dos alunos, a equipe do Curso realizou, primeiramente, uma encenação de uma balada com o envolvimento de todos os estudantes na plateia, onde foram distribuídos desenhos de diferentes figuras geométricas e cada aluno teve que copiar a figura do colega. A partir desta encenação, foram explicadas as principais ISTs (HIV/AIDS, Sífilis e HPV), sinais e sintomas, tratamentos, formas de transmissão das doenças, métodos, diagnósticos oferecidos pelo SUS e medidas de prevenção. Foram destacadas a importância do uso de preservativo masculino ou feminino e a vacinação contra o HPV para prevenção das ISTs. 

Com a participação de oito alunos voluntários, foi demonstrado aos demais presentes, quatro realidades: uma gravidez e dificuldades enfrentadas durante esse período; a amamentação e preparo da mamadeira para a criança; troca de fralda e higiene; e banho e vestimenta. 

A partir desta atividade foi realizada uma reflexão sobre a experiência. O intuito desta atividade não foi proibir o adolescente de ter filhos, mas sensibilizá-los sobre as responsabilidades que uma gravidez e uma criança envolve. Os acadêmicos e a professora de enfermagem orientaram sobre os diversos métodos de prevenção da gravidez, os métodos disponíveis de SUS e orientações sobre como utilizar. 

Neste dia, a Professora Marciane Kessler, que acompanhou os acadêmicos, participou também de uma entrevista na Rádio Comunidade FM Viadutos, juntamente com o Secretário Municipal de Saúde, José Peracchi, a Enfermeira da Estratégia Saúde da Família (ESF), Isadora Sartori Terres, e a médica da ESF, Ana Laura Constantino. A entrevista pode ser acompanhada no seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=JbhupRfG8mU&t=27s&ab_channel=COMUNIDADEFMVIADUTOS 

A Professora Marciane destaca que a educação em saúde é necessária nessa faixa etária e a sensibilização é o melhor método. Conforme dados do Ministério da Saúde, o número de casos de ISTs tem aumentado muito nos últimos anos. Observa-se uma tendência de crescimento dos casos de Sífilis Adquirida, Sífilis em Gestantes e HIV/AIDS, estando o Rio Grande do Sul em posição superior à do Brasil em número de casos. “Por isso, prevenir é sempre melhor do que remediar”, conclui a professora.



Todas imagens
  • Autor: Setor de comunicação URI Erechim
  • Imagens: ASCOM PM Viadutos

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!