Agora: Comunidade Chimarreando Com: Rosana Dallagnol Agora: Comunidade Chimarreando Com: Rosana Dallagnol

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Curso sobre polinização com abelhas sem ferrão

Data da Noticia 30/04/2015
Transferência de Tecnologia Biodiversidade

De 7 a 9 de maio, acontece o Curso sobre criação de abelhas sem ferrão, em Bento Gonçalves. Destinado a produtores, técnicos e pesquisadores envolvidos com o tema, o evento é promovido pela Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), Embrapa Uva e Vinho e Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). A capacitação tem como objetivos divulgar a atividade, estimular a criação e o uso das abelhas sem ferrão na polinização.

Segundo Patrícia Nunes da Silva, uma das organizadoras do evento e pós-doutoranda da PUCRS no tema, a criação de abelhas sem ferrão é uma atividade ecologicamente correta, de baixo investimento inicial e com boas perspectivas de retorno financeiro, ou seja, uma ótima alternativa de geração de renda, principalmente para a agricultura familiar. "Quando praticada corretamente, a criação das abelhas sem ferrão contribui para a manutenção da biodiversidade através da polinização de plantas nativas, pois evita a perda de colônias e a depredação de ninhos naturais". Patrícia destaca que, além de produzirem mel, elas podem contribuir para a polinização de culturas agrícolas e também das plantas nativas.

Nos dias 7 e 8, serão realizadas palestras abordando os principais aspectos relacionados à criação das abelhas sem ferrão e a produção de mel. No sábado, dia 9, os participantes poderão ver as abelhas sem ferrão em ação numa produção de morango em Bom Princípio(RS).

O treinamento é desenvolvido pelo Fundo Brasileiro para Biodiversidade (Funbio), agência responsável pela execução do Projeto Polinizadores do Brasil, coordenado pela FAO. O projeto tem como meta promover a conservação, a restauração e o uso sustentável de polinizadores na agricultura e ecossistemas relacionados.

As vagas são limitadas e as inscrições, gratuitas, devem ser feitas, exclusivamente pelo e-mail[email protected]. Mais informações pelo telefone (54) 34558087.

Viviane Zanella  Embrapa Uva e Vinho  viviane.zanella@embrapa,br 

Mais informações sobre o tema Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) www.embrapa.br/fale-conosco/sac/



Todas imagens
  • Autor: Portal Embrapa
  • Imagens: Vânia M. Ambrosi Sganzerla - Colônias da

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!