Programação Automática Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Diplomado da URI lidera iniciativa inédita que dá mais segurança ao meio rural

Data da Noticia 30/10/2020

Preocupado com a falta de segurança no interior, especialmente no meio rural, o diplomado em Direito da URI, major Uilson Leri Cecconello, comandante do 13º BPM de Erechim, decidiu criar, com a ajuda de outras lideranças e da própria comunidade, uma ferramenta que agilizasse a intervenção da Brigada Militar no combate ao crime que vem assolando o campo. 

“Tínhamos dificuldade no deslocamento das viaturas para esses locais, devido à falta de informações precisas sobre a localização das ocorrências”, justifica o comandante. Em função dessa realidade, foi realizado um mapeamento de estradas e propriedades rurais, o que demandou um bom tempo e uma dedicação total entre os anos de 2016 e 2019, quando o Programa Novo Rumo de georreferenciamento começou a ser utilizado. “Hoje, estamos presentes, através desse sistema, em 15 municípios e avançando para atingir as 37 cidades da Área de Ação do Batalhão, que totaliza 257 mil habitantes, o que facilita o deslocamento das viaturas da Brigada Militar e reduz, em larga escala, o tempo-resposta no atendimento das demandas”, informa o Major Uilson.    

O trabalho, inédito em todo país, foi tão importante que o Comandante decidiu editar um livro que já está em mãos de todo o efetivo da Brigada Militar desses municípios. A URI Erechim contribuiu com a obra, através do professor Idanir Ecco, coordenador do curso de Pedagogia, que foi o orientador metodológico do trabalho. O livro foi entregue na manhã desta quinta-feira, 29, e contou com a presença do Diretor-Geral, Paulo Roberto Giollo; do Diretor Acadêmico, Adilson Stankiewicz; e do professor Idanir Ecco.  

Ao receber a obra, o Diretor-Geral cumprimentou o major pela iniciativa inédita que já tem contribuído com a solução de muitos casos em todos os municípios da região. O comandante, por sua vez, fez questão de informar que o programa já está presente em 6.336 propriedades. “Além disso, já estamos com 3.818 quilômetros mapeados, o que aumenta a certeza quanto à direção a ser tomada, bem como eleva a confiabilidade na Brigada Militar nas ações em que formos demandados pelos proprietários rurais. Com a atualização das ruas e avenidas, essa medida otimizará a atuação dos policiais militares também na área urbana”, reforçou.

Além do 13º BPM, a iniciativa adotada aqui já foi recepcionada  pelo Comando-Geral da Brigada Militar e noticiada ao Governo Estadual, sendo que a Corporação acolheu a estratégia e pretende implementar o citado programa em todos os Órgãos Policiais Militares do Rio Grande do Sul. “Ficamos felizes, pois um projeto que nasceu das dificuldades de atendimento da nossa comunidade regional, já despertou interesse para que seja adotado em outras regiões do nosso Estado, o que virá a contribuir com uma maior segurança do meio rural, fator que tem causado preocupação, pois a criminalidade começa a estar presente cada vez mais também no campo”, disse o Comandante.

Em resumo, ratificou o major Uilson, o novo sistema proporciona segurança aos empreendedores do agronegócios e moradores do campo. O livro será distribuído aos demais colaboradores da ideia, juntamente com lideranças e profissionais do agronegócio.  



Todas imagens
  • Autor: SE
  • Imagens: Setor de Comunicação URI Erechim

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!