Programação Automática Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Eclipse penumbral da Lua será visto em todo o Brasil na noite desta sexta-feira

Data da Noticia 10/02/2017

Na noite desta sexta-feira, dia 10 de fevereiro, poderá ser visto em todo o Brasil o eclipse penumbral da Lua, a partir das 20h32, horário de Brasília. Às 22h44, a Lua estará totalmente na penumbra da Terra, e à 0h54 o eclipse terminará. Embora possa ser visto no país todo, o eclipse penumbral apresenta pouca diminuição da luminosidade do disco da Lua, o que faz com que seja muito pouco perceptível.  

Este ano ainda, no dia 7 de agosto, haverá um eclipse parcial da Lua que somente será visível no extremo leste do Brasil, no início da noite, com a Lua nascendo e, além disso, somente uma pequena parte da Lua entrará na umbra.  

Confira abaixo a entrevista com a pesquisadora Josina Nascimento, da Coordenação de Astronomia e Astrofísica do Observatório Nacional:  

O que é um eclipse?  

Um eclipse ocorre sempre que um corpo entra na sombra de outro. Todo corpo extenso, ou seja, que não é um ponto, produz duas regiões de sombra: umbra e penumbra. A umbra é a região da sombra que não recebe luz de nenhum ponto da fonte luminosa e a penumbra é a região da sombra que recebe alguma luz da fonte luminosa.  

O que é o eclipse da Lua?  

É quando a Lua passa pela sombra da Terra. O eclipse será total se a Lua estiver totalmente mergulhada na umbra, será parcial se a Lua estiver parcialmente na umbra e será penumbral quando a Lua passar somente pela penumbra.  

Como é visualizado o eclipse da Lua?  

Quando a Lua passa pela umbra é muito perceptível a perda de luminosidade no disco da Lua, mas no caso do eclipse penumbral a diminuição da luminosidade do disco da Lua é pouco perceptível a olho nu.  

Como será o eclipse penumbral dessa noite de sexta-feira, dia 10 de fevereiro? Às 20h32 (Hora Legal Brasileira, já incluído o horário de verão), a Lua começa a penetrar na penumbra da Terra e, às 22h44, a Lua estará totalmente na penumbra da Terra. À 0h54 termina o eclipse penumbral, sendo esse instante o último contato da Lua com a penumbra da Terra.



Todas imagens
  • Autor: AU Online
  • Imagens: Au online

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!