Programação Automática Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

El Niño manda no frio do outono de 2016

Data da Noticia 06/04/2016

O calor do início de abril de 2016 tem irritado muitas pessoas. Em alguns lugares nos estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, abril começou com temperaturas bastante acima da média, mas não se pode dizer que estamos passando por uma onda de calor no Brasil.

A pergunta mais insistente para os meteorologistas é “quando vai esfriar de verdade?”. A ansiedade pelos dias frios fica ainda maior quando vem a lembrança do quente outono/inverno de 2015. A falta de frio foi um dos destaques do ano passado. Pelas medições do Instituto Nacional de Meteorologia na cidade de São Paulo, 2015 foi o primeiro ano, desde 1943, em que a temperatura no Mirante de Santana não ficou abaixo dos 10,0°C em nenhum dia.

 

Fazer calor no início do outono no centro-sul do Brasil é até comum, mas o que realmente faz a diferença no outono de 2016 é que este é um outono com influência de um El Niño moderado. As alterações nas correntes de vento e na pressão atmosférica causadas pelo El Niño, em diversas regiões do globo, interferem na intensidade e no caminho das massas polares que avançam da Antártica para a América do Sul.

Nos  mapas da anomalia (diferença em relação à média) da temperatura da superfície do mar (TSM) de meados de novembro de 2015 e do início de abril de 2016 é possível perceber o desaquecimento das águas do oceano Pacífico Equatorial. Na escala de cores, quanto mais vermelho, mais quente.  

El Niño está enfraquecendo rapidamente os principais centros mundiais de monitoramento do fenômeno concordam que as águas do oceano Pacífico Equatorial devem voltar ao padrão de temperatura normal até o fim do outono, durante o mês de junho. Mas até lá, quem manda é o El Niño.

Como o El Niño influencia as massas polares que entram na América do Sul? O que acontece quando o El Niño estiver fraco? O ar polar vai chegar com mais força? O centro-sul do Brasil vai esfriar “de verdade” ainda em abril? Quando São Paulo vai sentir o frio próximo dos 10°C?

Confira a entrevista com o meteorologista Alexandre Nascimento, um dos responsáveis pelas previsões climáticas na Climatempo.

 



Todas imagens
  • Autor: Clima Tempo/Josélia Pegorim
  • Imagens:

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!