Agora: Voz do Brasil Com: Programação Automática Agora: Voz do Brasil Com: Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Em festa dos padroeiros, Paróquia Católica de Viadutos vive ordenação de Diácono Permanente

Data da Noticia 14/06/2022

Na festa do padroeiro Sagrado Coração de Jesus e do co-padroeiro Santo Antonio, neste domingo, solenidade da Santíssima Trindade, Dom Adimir Antonio Mazali ordenou Diácono Permanente da Paróquia Católica de Viadutos o ministro Leitor e Acólito e catequista Almir Antonio Piovesan, em missa concelebrada por três padres da Diocese e dois freis franciscanos (Frei Délcio Lazaretti, primo, de Concórdia e Frei Marcelo Romani, amigo da família, de Lajes, SC), tendo o Pe. Lucas Stein de cerimoniário, com a participação de 6 diáconos permanentes, expressivo número ministros e ministras, familiares e amigos do novo diácono, entre os quais a esposa, seus 4 filhos, a mãe, Maria de Lourdes, a completar 85 anos em novembro e a tia e madrinha de batismo, Dileta Bellé, chegando aos 90 anos em setembro próximo.

Dirigindo-se aos participantes da celebração, Dom Adimir agradeceu à participação da família na resposta do novo diácono ao chamado de Deus para o ministério ordenado, especialmente da esposa, pois sem seu consentimento não haveria a ordenação dele. Destacou a importância da vocação ao matrimônio, berço de todas as vocações. Ressaltou a solenidade da Santíssima Trindade, na qual se fundamenta a vida comunitária, a unidade na diversidade. A primeira leitura do dia realça a sabedoria divina. Quanto mais descobrimos as maravilhas da criação, mais percebemos a sabedoria de Deus Criador. O Evangelho o projeto de Cristo deixado aos apóstolos e o Espírito Santo que conduz à plena verdade. Referiu-se ao lema do ordenando, eis que estou no meio de vós como aquele que serve. A partir da segunda leitura, a vida das primeiras comunidades e a escolha dos primeiros 7 diáconos, refletiu sobre aspectos históricos e a natureza do diaconato, dos quais derivam as condições para alguém ser ordenado e suas atribuições e compromissos.

Manifestações no final da celebração

- Pe. Waldemar Zapelini, Pároco. Saudou diversas pessoas presentes ou representadas e aos que acompanhavam a celebração pela rádio comunitária e pelas redes sociais. Exortou a todos à perseverança, especialmente ao novo Diácono, observando que, como dissera o Bispo, é o sétimo do grupo que fez o curso da Escola Diaconal e sete é o número da perfeição. No caso, plenitude da graça, bondade e amor de Deus para a Paróquia. Garantiu especial acolhida ao novo Diácono, destacando diversas virtudes suas e serviços prestados na comunidade.

- Diácono Fabrício Ferrari, da Paróquia São Pedro de Erechim, em nome dos Diáconos Permanentes. Saudou ao ordenado e lhe desejou continuar simples e dedicado como sempre foi e que possa realizar o que lhe for solicitado

- Odete Ângela Ortigara Socol, pela comunidade. Afirmou que a Paróquia estava sendo agraciada com a primeira ordenação diaconal, por isso, era dia de graça e de festa. Destacou a permanente e dedicada atuação dele na comunidade. Agradeceu à família por sua participação na preparação do Almir para a ordenação. Agradeceu ao Pe. Waldemar por sua presença e atuação na Paróquia, incentivo e apoio ao novo Diácono. Expressou agradecimento também aos visitantes, aos Meios de Comunicação e desejou que surjam novas vocações na Paróquia. Convidou diversas pessoas representantes de grupos diversos a entregar brindes ao Ordenado.

- Almir. Iniciou sua mensagem com louvor à Santíssima Trindade. Manifestou gratidão ao Pároco, ao Bispo, aos Padres, Diáconos, lideranças paroquiais, autoridades, a grupos diversos, professores e servidores da Escola na qual atuou, à família e a outras pessoas. Disse que a razão de seu lema, “estou no meio de vós como quem serve”, está na atitude de Cristo, que se fez servo do Pai e dos irmãos e irmãs. Manifestou sua disposição de servir com generosidade, pois quando todos servem, a Igreja cresce e o Reino de Deus acontece. Será a resposta à graça do Batismo.

Concluída a celebração, foi assinada a ata da ordenação e houve almoço festivo no salão paroquial. 



Todas imagens
  • Autor: Pe. Antonio Valentini Neto
  • Imagens: Divulgação

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!