Programação Automática Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Emergência do Covid-19 cria novas pontes de evangelização

Data da Noticia 05/05/2020
Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Viadutos, Padre Valdemar e Rádio Comunidade FM são citados em matéria da Vatican News.

De um lado, o pároco da pequena cidade de Viadutos/RS e, do outro, o Papa Francisco do Vaticano: a missa diária e transmitida ao vivo da Santa Marta, via streaming, inspira comunidades eclesiais em várias partes do mundo. Além disso, aproxima a Igreja do povo de Deus, através dos seus pastores que têm procurado se reinventar para transmitir a mensagem do Evangelho.

Andressa Collet – Cidade do Vaticano

A missa diária do Papa Francisco, transmitida ao vivo via streaming, com comentários em português e direto da capela da Casa Santa Marta, tem encorajado fiéis e inspirado as comunidades eclesiais ao redor do mundo, sobretudo neste período difícil de pandemia do Covid-19. Foi o que aconteceu com o Pe. Waldemar Zapelini, da Igreja Sagrado Coração de Jesus, de Viadutos, uma pequena cidade do interior do Rio Grande do Sul, com quase 5 mil habitantes e sem nenhum caso de contágio ou morte pela doença.

Os pastores e as pontes de evangelização

O município, que leva o nome de “Viadutos” pelas 18 pontes de ferro presentes na região que ligavam o RS a São Paulo pela estrada de trem até a déc. 80, hoje constrói novas pontes, as da evangelização e direto com o Vaticano. Neste domingo (3), o Pe. Waldemar fez a homilia usando a mensagem do Papa Francisco, que rezou pelos sacerdotes e médicos que perderam a vida cuidando das pessoas:

“Sendo o Domingo do Bom Pastor, achei interessante citar o Papa que nos dizia que são muitos os bons pastores que dão a vida pelos fiéis, citando os 100 padres e 154 médicos que morreram a serviço.”

O Papa Francisco dirigiu seu pensamento aos “muitos pastores no mundo que dão a vida pelos fiéis” e também aos “outros pastores que cuidam do bem das pessoas, os médicos”. Um exemplo que, segundo o Pontífice, deve ajudar pastores no mundo inteiro “a cuidar do santo povo fiel de Deus”.

A celebração direto da Santa Marta aproxima o Papa de católicos que, em muitos países, não podem ir à missa porque as celebrações com a participação da comunidade na igreja estão suspensas, devido à emergência do Covid-19. Em Viadutos, o pároco, com 50 anos de sacerdócio e mais de 20 anos de serviço pastoral no município, descreve a realidade local, que não é diferente para poder tutelar a saúde dos fiéis. As missas acontecem de domingo, sem o povo de Deus, mas transmitidas pela emissora de rádio local:

“As missas, somente com a equipe de liturgia. No interior não estamos celebrando desde o mês de março, devido à pandemia. Aqui, todos estamos usando a máscara. Falei no domingo, através da Rádio Comunidade de Viadutos, que ficar em casa é saúde.”



Todas imagens
  • Autor: Vatican News
  • Imagens: Vatican News e Comunidade FM

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!