Agora: Preferência Musical Com: Rafael Boller Agora: Preferência Musical Com: Rafael Boller

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Enfermagem da URI promove ações de Educação em Saúde voltadas ao Setembro Vermelho

Data da Noticia 29/09/2021
Acadêmicos realizaram a aferição da pressão arterial.

A Liga Acadêmica de Cuidados Intensivos em Enfermagem (LACIE), do Curso de Graduação em Enfermagem da URI Erechim, tendo como uma de suas atribuições as atividades de extensão, desenvolveu no sábado, 25, e domingo, 26, ações de educação, promoção e prevenção da saúde, para indivíduos acima de 18 anos. A atividade aconteceu no espaço do estacionamento pago da Universidade. 

  A ação teve como foco a promoção e prevenção à saúde para a comunidade erechinense, voltado ao Setembro Vermelho, mês de combate às doenças cardiovasculares. Os integrantes realizaram a aferição da pressão arterial para 333 pessoas e, ainda, orientações relacionadas principalmente à Hipertensão Arterial Sistêmica, considerada um fator de risco para patologias que podem atingir diversas partes do organismo evoluindo em comorbidades importantes, além de afetar suas atividades laborais e seu núcleo familiar. 

De acordo com os integrantes da LACIE, os principais fatores que podem vir a corroborar para evitar o surgimento ou até mesmo o agravamento de problemas gerais, mas principalmente cardiovasculares, são as mudanças de hábitos de vida buscando uma melhora nesta condição, quanto a alimentação, atividade física e também a conscientização da população e do Estado, visto que é participante ativo nas campanhas e divulgação de informações tanto para prevenção como para controle.

Os acadêmicos frisaram, ainda, que os exercícios físicos, somados a uma dieta equilibrada, são os principais norteadores para uma boa qualidade de vida, porém, mesmo assim, os indivíduos podem vir a desenvolver alguma patologia cardiovascular por estresse do cotidiano ou alguma pré-disposição, por isso, é importante o acompanhamento regular da condição de saúde, assim como controle dos níveis pressóricos, para verificar de forma incipiente alguma alteração.

A atividade foi conduzida pelos alunos integrantes da Liga: Ana Caroline Cavalli, Andressa Balestrin, Dharyone do Carmo, Eliomar Pereira Marca, Emanuelli Luzia Klosinski, Fernanda Correa da Silva, Gabriel Henrique Bampi, Jaciara Beatriz Araldi, Jamile Drews Dichel, Julio Szymanski, Larissa Carla Bernardi, Marco Antonio Babinski, Maria Eduarda Santin Rohling, que foram acompanhados pelas professoras orientadoras Angela Brustolin, Luana Ferrão e Neiva de Oliveira Prestes.



Todas imagens
  • Autor: Setor de Comunicação URI Erechim
  • Imagens: Setor de Comunicação URI Erechim

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!